segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dicas Para Fazer Panqueca Gordinha, sem glúten nem lactose!

Uma das coisas mais gostosas é poder comer, no dia a dia, algo que lembre infância, ou alguma data comemorativa, ainda mais se for nutritivo e do bem e fácil de fazer. Não é mesmo?!

Uma receita que se encaixa em toda a descrição acima é a: PANQUECA. A panqueca é uma receita tipica americana, que tem se tornado mais famosa hoje em dia aqui no Brasil por ser uma boa opção que substitui o pão. E pode ser feita sem glúten nem lactose. E é essa receita que irei passar aqui hoje.

Vamos primeiro falar das dicas no preparo?

Panqueca americana
- o que deixa a massa gorducha é o fermento, mas um elemento ácido.
- nada de bater por um tempão ou a massa irá afinar e ficar pesada. O jogo, aqui, é bem rápido
- essa massa não precisa ficar totalmente homogênea. Umas bolotinhas no meio fazem parte da brincadeira
- esta panqueca aceita frutas, castanhas ou pedacinhos de chocolate amargo. Esses ingredientes extras podem ser misturados à massa ou pousados sobre ela, ainda na frigideira
- aliás, a frigideira ideal é a antiaderente ou a de ferro, untada com um pouco de azeite ou óleo de coco
- quando a massa estiver cheia de bolhas, é hora de virar. Como ela é mais gordinha, não dá para brincar de chef e jogar para cima. Use uma espátula para fazer isso
- esta massa tem que ser batida na hora de preparar as panquecas ou a receita ficará borrachuda
- depois de prontas, também não dá para esperar muito tempo ou elas perdem a leveza

- quem quiser investir em uma versão sem glúten, é só usar farinha aveia, ou amaranto, ou quinua, ou grão de bico, ou ainda proteína de arroz  junto com farinha da tapioca ou polvilho azedo e polvilho dece no lugar da de trigo.

- para panquecas sem lactose, de novo é a aveia quem salva a pátria. Bata uma xícara do ingrediente em flocos com duas xícaras de água, até a mistura ficar bem esbranquiçada. Depois, é só coar e substituir esse líquido pelo leite da receita. Ou ainda mais fácil, usar algum tipo de leite vegatal (de aveia, de quinua, de arroz, de amaranto, de castanhas)

Legal, né?!

Agora Vamos a Receita:

Ingredientes

2 colheres (sopa) de polvilho doce
5 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de fermento químico
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
Água (umas 10 colheres de sopa)
Sal a gosto
Curry a gosto
Preparo
Misture bem todos os ingredientes (eu misturo com um garfo em um copo, mas se for fazer em grande quantidade use o liquidificador). Despeje a massa em uma frigideira antiaderente e espere ficar firme para dourar o outro lado. E recheie de acordo com sua preferência.

Fonte: 


Um comentário:

  1. Obrigada por Tantas Receitas Boas e Funcionais. A panqueca leva Amido de Milho mas ele é trangênico,como posso Substituílo? muito Grata

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...