segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Compulsão: Pensamento Magro x Pensamento Gordo.


Em meu dia a dia de trabalho me deparo com muitas mulheres com compulsão, de vários níveis, e percebo que grande parte disso vem da grande exigência de ficar com um corpo perfeito que existe aqui no Brasil. As mulheres são constantemente exigidas desde novinhas a ficarem magras. Com isso se inicia um ciclo de:
Necessidade -->  meta --> culpa -->  punição, e assim consecutivamente. Desta forma a pessoa nunca fica satisfeita e nunca alcança seu objetivo (que muitas vezes ela nem sabe qual realmente é). Vendo o site Sua corrida encontrei esta Matéria aqui em baixo, que fiz questão de passar pra vocês pois acredito que será bem útil. Aproveitem:
“Comi um pedaço de bolo no trabalho. Era aniversário de uma colega. De cara pensei: “está tudo perdido!” “Vou estragar minha dieta!” Saí do escritório, passei em um supermercado e comprei doces e sorvetes. Afinal, “perdido por um…”Em casa, devorei tudo isso e muito mais! Dor, culpa, arrependimento e mais comida. “Final de mais uma dieta”! Mais uma frustração. Auto-estima lá em baixo!”.
 Este é um depoimento de Maria Lucia, 28 anos – mas poderia ser de qualquer outra pessoa com compulsão alimentar. Sua forma distorcida de avaliar a realidade a levou, como vem levando, a comportamentos errôneos em relação a seu peso, ao alimento. Pensamentos que refletem crenças errôneas, não questionadas.
Naturalmente, todos os seus colegas também comeram a fatia de bolo. Aqueles de “cabeça magra” voltaram a seu trabalho e não mais pensaram no assunto, nem passou pela cabeça se iriam “compensar” deixando de comer isso ou aquilo na janta. Cada qual voltou para sua casa e tocou sua vida, inclusive em termos alimentares.
Qual a diferença entre eles e Maria Lucia? Para ela, a perspectiva de comer um pedaço de bolo provocou, por experiências passadas, pensamentos automáticos distorcidos, do tipo “”está tudo perdido””, “”estraguei tudo”,” que a levaram à culpa e motivaram o descontrole.
Como poderia ter agido se fosse possível voltar no tempo? Seu comportamento está automatizado. Ela procede dessa forma sem perceber. Aceita, sem qualquer contestação, pensamentos distorcidos como verdadeiros, sem sequer se dar conta. Enquanto não aprender a “desmontar” esse comportamento, será refém de situações desse tipo, por melhor que seja sua dieta.
Neste caso, é necessário identificar os primeiros indícios desses pensamentos automáticos. Pergunte-se: “o que estou pensando agora?” “O que se passa em minha mente?” Se a resposta for “estraguei tudo!”ou ““está tudo perdido!””, questione-os. “Será que realmente estragou tudo?” “Como pode justificar isso?” “Em que se baseia?” Bem, comeu um pedaço de bolo e acrescentou algumas calorias à sua dieta hoje, mas, se parar agora, não terá estragado nada!” Pronto! Foi criada ao menos a opção de se comportar dessa ou daquela maneira! Entra em cena a razão – mediação entre o impulso e o ato de comer em si.
Procedendo desta forma, identificando, mediando e questionando esses pensamentos, eles serão substituídos por outros mais lógicos, que vão gerar comportamentos mais adaptativos. Se você não se sente culpado por ter comido um pedaço de bolo, passa a compreender que isso não é o caos e pode evitar o ataque de comer.
A sensação de falta de controle leva à culpa. A culpa gera ansiedade. A ansiedade leva à comida, que leva à sensação de flat de controle, que mais uma vez leva à culpa, etc, etc. 
Mas este ciclo pode e deve ser interrompido questionando-se sua origem: as formas errôneas de avaliar a realidade! No começo do “desmanche” desse comportamento, preocupe-se com o processo, não com o resultado. Este virá como conseqüência. Erros deverão ser vistos como oportunidade de aprendizado, não como fracassos.

Portanto, não se exiga demais, não coloque seus padrões em um patamar inatingivel. Se ame, ame seu corpo, entenda que comer um pedaço de bolo não irá acabar com sua dieta, muito pelo contrário. Pode na verdade ser um estimulo para você se empenhar mais. Ok

Para mais dicas, me segue lá no instagram: @marcelasansonenutri
Beijos e otimo dia!

Fonte: Sua Corrida

Um comentário:

  1. eu por muitas vezes fiz como a Maria Lucia e de vez em quando me pego pensando assim de novo, mas hoje tento "enganar" o meu cérebro e passar a pensar em outras coisas....Muitas vezes se ficamos bitolados de mais em uma dieta é ai que dá mais vontade ainda de comer um doce ou uma coisa gostosa!!!!
    Hoje apesar de ter largado a nutri continuo na dieta, com uma boa cabeça e bons hábitos alimentares....

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...