sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dores de Estômago, como tratar de forma natural?


Eu sou daquelas que acredita em energia, fico fascinada com as coincidências na vida e sinto que nada é por acaso. Assim como na vida, aplico essa forma de pensar ao meu dia a dia clínico. É impressionante, existem semanas que atendo pacientes/clientes com quadros clínicos muito semelhantes. Eu logo penso: “Não é por acaso" e de imediato penso: "O que posso concluir de positivo desta situação”? E no final do dia sempre acabo concluindo alguma coisa positiva que me ajuda nos atendimentos! 
Bom, e o que isso tem a ver com as dores de estômago, que é o tema deste post? 
Calma, a nutri não está louca! 
Na realidade, nesta semana no consultório atendi muitos casos de desconforto estomacal, gastrite, esofagite, h. pylori, etc... Foi então que decidi dar uma estudada e ver como melhor poderia tratar cada caso, no final, tirando a particularidade de cada paciente, conclui algo que já sabia. 
O essencial é criar bons hábitos alimentares e introduzi-los em sua vida diária, como uma prática do dia a dia! Isso facilita muito, inclusive a vida de quem têm desconfortos no estômago.
Estresse
O estresse está associado às dores? Com certeza, mas bons hábitos de vida e alimentares reduzem estes sintomas consideravelmente.
Veja a seguir dicas de como diminuir os sintomas das dores de estomago com bons hábitos de vida e alimentares. Peguei essas dicas lá no Site do Mundo Verde, acho ótimo e indico!
- Procure realizar de 5 a 6 refeições ao dia, pois fracionar a dieta ao longo do dia consumindo pequenos volumes de alimentos ajuda a evitar desconforto;

- Os chás de hortelã e alecrim são aliados da boa digestão, auxiliam no alivio de cólicas e azia. Consuma 30 minutos antes das refeições;

- Mantenha uma alimentação saudável, priorizando os cereais integrais, verduras e legumes, de preferência orgânicos;

- Normalmente, que tem gastrite sente desconforto ao consumir frituras, condimentos, chocolates, embutidos, molho de tomate, pimenta e frutas cítricas. Além de bebidas alcoólicas, com cafeína e bebidas muito quentes;

Não substitua as refeições por lanches rápidos e evite passar muitas horas sem comer. Períodos em jejum ou o excesso de alimentação prejudicam a digestão.

Situações estressantes, cigarro, álcool e a ingestão de medicamentos sem orientação médica ou nutricional podem agravar o quadro, mas nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde. Por isso, é muito importante procurar um médico ou nutricionista quando sintomas como azia, perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreia e sangramento nas fezes aparecerem.
Se quiserem um auxílio, me liguem! Marcaremos um atendimento e eu irei te ajudar! Ok?
Bjinhos Nutritivos!


Fonte: Mundo Verde

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...