terça-feira, 30 de outubro de 2012

É fome? Ou é vontade de comer?

Me diga, quantas vezes você já se viu questionando se você está com fome, ou só com vontade de comer alguma coisa? Um exemplo super comum: é abrir a geladeira e ficar pensando. Quando fazemos isso na verdade não estamos com fome, queremos preencher algum vazio interno  e partimos pra cozinha. Ao abrir a geladeira não conseguimos identificar o que irá preencher esse vazio. Na realidade nada ali dentro irá preencher e provavelmente se optarmos por algum daqueles alimentos logo iremos buscar outro, ou a vontade de comer algo irá permanecer.

E porque temos vontade de comer?
A vontade de comer ocorre por alguns aspectos,
1) O primeiro a ser levado em conta é o hormonal:
Nós temos uma substância no corpo chamada SEROTONINA. A serotonina é um  neurotransmissor relacionado ao prazer, quando temos queda dele, buscamos alimentos que o elevem, neste caso são principalmente os açúcares. Por isso quando estamos tristes buscamos um sorvete, chocolate ou doces em geral.

2) Outro ponto importante é o registro emocional:
Desde bebe durante a amamentação sabemos que para sobrevivermos temos que nos alimentar, e o ato da alimentação está relacionado ao afeto e carinho da mãe. Portanto registramos que quando nos alimentarmos iremos ter carinho e afeto. Daí você para e pensa, sempre quando estou tristinho, adoro comer um doce. Aha!!! Descobriu o ouro agora?

Como mudar isso?
O primeiro passo para a mudança é entendermos porque agimos de determinada forma. Ao diferenciar FOME de VONTADE DE COMER você irá começar a entender que ao invés de ir até a geladeira, abrir e ficar pensando “Ai, o que vou comer!” você pode ir fazer uma caminhada, ou até escrever o que está pensando, ou quem sabe ligar para um amigo, dar um beijo em uma pessoa querida. Tentar de alguma forma preencher esse vazio com algo que não seja comestível e gordinho. =)

Outra boa dica é buscar fontes alimentares mais saudáveis, como por exemplo a banana. Ela é rica em triptofano, precursor da SEROTONINA. Ou seja, ela te dará prazer, e ainda jogar uma canela em cima dessa banana, ela diminui a secreção da insulina, e o acumulo do açúcar no sangue. E neste verão, que tal um suco de limão com hortelã, uma fonte alimentar bem leve. Ou se tiver frio, um chasinho que pode aquecer seu coração! Seja criativo!
E por último, busque um auxílio de um nutricionista. Ele tem as armas pra ser seu aliado nesse processo! Se quiser passar comigo, entra em contato, meu dados estão ai do lado! Vou AMAR te ajudar!!!

beijinhosss!!!


3 comentários:

  1. Olá Marcela, sempre visito seu blog para ver as informações saudáveis que você posta. Adorei o assunto de hoje e a dica da banana. Estou fora do peso e estou tentando me reeducar. Já consegui cortar refrigerante totalmente, diminui bastante a ingestão de sal e evito frituras e doces. Já perdi 3kg, agora vou começar a fazer execícios. Tenho procurado seguir as dicas que dá aqui no blog. Obrigada por compartilhar. Abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Teresa, fico super feliz em saber que estou ajudando!

      Ótima semana pra você também!

      beijinhos

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto Marcela! Essas vontade de abrir a geladeira pra ver o que tem é muito comum em algumas pessoas de nossa loja rsrs.

    Shizen Produtos Naturais
    http://shizenbrasilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...