terça-feira, 10 de abril de 2012

Câncer de Mama - O que ele representa para a Mulher

Hoje resolvi falar de um assunto de grande importância para mim. O câncer de mama.
A aproximadamente 2 anos atrás minha mãe foi diagnosticada com o Câncer de mama. E para mim foi um grande choque, pois aqui em casa fomos sempre adeptos a hábitos de vida saudáveis e uma vida em equilíbrio. 
Na minha cabeça não fazia o menor sentido, como uma pessoa tão dedicada ao bem para o próximo e que busca um equilíbrio para o seu corpo e alma pode adquirir uma doença tão devastadora? Com o tempo fui encarando esta situação de uma forma melhor, fui tentando abrir minha mente e perceber que na vida as vezes não encontramos todos os porquês e que não somos perfeitos por mais que possamos pensar que sim. 

Afinal, o que representa um Câncer de mama? O que o desencadeia? Quais são os fatores que levam ao seus desenvolvimento? 

Podemos enumerar diferentes causas: 
  1. Existem as causas de aspecto físico, como ambiente onde vivemos, com grande quantidade de poluentes e estresse elevado.
  2. Existem também as causas relacionadas aos hábitos de vida, que ai entra a alimentação. As vezes optamos por alimentos não tão saudáveis por falta de tempo e pela rotina estressante. Como alimentos congelados, ricos em conservantes, corantes. (Mas aqui que entro como nutricionista, mesmo tendo pouco tempo, podemos nos alimentar de forma saudável, apenas precisamos nos planejar e saber fazer as escolhas certas, jajá conto quais são). Podemos englobar aqui também o estresse.
  3. Outro fator é a genética, que deve ser levada em conta.
Todos estes pontos associados podem levar ao maior risco do desenvolvimento do câncer de mama. 

Ao enxergar desta forma, consegui ter uma aceitação melhor do problema. E acredito que se você estiver passando por isso também e olhar de maneira um pouco mais racional, irá ter uma visão mais ampla e clara da situação. Mas é logico, que os aspectos emocionais devem ser levados em conta. Neste ponto eu recomendo um aconselhamento psicológico. Procure um psicologo, ou um terapeuta, ele tem as armas para te ajudar! =)

Em relação a alimentação, existem algumas atitudes que irão facilitar sua vida:


  1. Se planeje, ao nos alimentarmos de três em três horas, trabalhamos a favor do nosso corpo, e mantemos nosso metabolismo ativo e feliz, e longe de possíveis doenças,
  2. Sempre tenha legumes, verduras e frutas de diferentes cores em sua dispensa e geladeira. E consuma-os diariamente, mais de uma vez ao dia,
  3. Beba pequenos goles de água ao longo do seu dia,
  4. Consuma diariamente tofu, missô, brócolis, couve-flor, repolho, couve de bruxelas, castanha do Brasil e azeite,
  5. Consuma 3 vezes por semana salmão, atum ou sardinha,
  6. Abuse dos grãos integrais, como linhaça, amaranto, quinua. E mantenha uma variação entre eles, cada dia consuma 1 diferente!
  7. Evite excesso de doces, frituras, congelados, embutidos, alimentos com muito corante e conservante!
Faça Atividade física! Manter o seu corpo ativo é o passo número 1 de uma boa qualidade de vida e finalmente, tire 5 minutos do seu dia para relaxar e diminuir o estres, pense em coisas boas, trabalhe na sua respiração, e relaxe, depois volte aos deus afazeres. 

Beijos e Boa saúde a todos! Com amor, carinho e dedicação, conseguimos vencer os obstáculos com maior facilidade!

Um comentário:

  1. Muito importante essas dicas. Obrigada por compartilhar conosco!

    Com pequenas atitudes agente consegue ter uma vida mais equilibrada, depende apenas da vontade de cada um né?

    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...