quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Papel da nutrição: Zumbido no ouvido


Existem alguns incômodos que as pessoas vão convivendo durante anos e acabam se habituando a eles, como dores de cabeça, desconfortos gástricos, dores musculares, etc. Neste grupo podemos incluir o ZUMBIDO NO OUVIDO. Logo que ele surge o individuo percebe e começa a se incomodar, porem o zumbido não se altera e passa a ser naturalmente aceito pela pessoa.
Existem algumas justificativas na medicina para tal sintoma:
               A mais frequente é a degeneração das células auditivas causada pelo processo natural de envelhecimento.
Em segundo lugar vem a poluição sonora, que, com o tempo, acaba lesando as células do ouvido.
Há, porém, fatores que a maioria das pessoas desconhece que podem ter ligação com o problema auditivo, como colesterol elevado, diabete, hipotireoidismo, estresse e maus hábitos alimentares. 
Destes todos itens citados acima, irei destacar o fator Hábitos alimentares, que acaba englobando: colesterol alto, diabetes, hipotireoidismo e até estresse.
Os hábitos alimentares são a base da nossa vida e a maneira mais básica de sobrevivermos. Portanto, quando temos hábitos alimentares inadequados nosso corpo começa a reagir a eles e inicia diferentes processos inflamatórios em resposta a esta alimentação. Um destes processos é o ZUMBIDO no OUVIDO.
Evitar:
Alimentos Excitatórios: Alimentos como café, chocolate e alimentos com muito açúcar devem ser evitados
Alimentos industrializados: Alimentos industrializados, ricos em corantes, conservantes, realçadores de sabor são grandes inimigos do corpo e do Zumbido no ouvido., por conterem Glutamato Monossódico.
Gorduras: Gorduras saturadas e gorduras trans têm múltiplos efeitos negativos sobre o corpo e zumbido. Gorduras saturadas não são recomendadas para aqueles com diabetes ou hiperinsulinemia. Pessoas com zumbido necessitam aumentar o fluxo de sangue para o ouvido interno para eliminar toxinas e manter as células saudáveis. Zumbido, na verdade, pode ser causado por nada mais do que diminuição do fluxo sanguíneo no ouvido interno.
Não custa lembrar:
Consuma frutas, legumes e verduras,
Aposte nos peixes, como salmão, atum e sardinha e nos óleos vegetais, ricos em ômega 3 irão reduzir sintomas de inflamação,
Beba bastante água e
Mastigue bem os alimentos!

7 comentários:

  1. Parabens... e obrigado pela Dica!

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se o Omega 3 melhora o zumbido

    ResponderExcluir
  3. Caro Colega: É impressionante que com a nossa tão avançada medicina, ainda não exista solução para o zumbido. Provavelmente um assunto que não interessa economicamente as grandes pesquisas. Já tentei tudo. Tudo que como em demasia causa o aumento do zumbido. Assim sendo me sinto melhor comendo pouco e varias vezes por dia, e quando o zumbido aumenta após alimentar-me, bebo muita agua após as refeições e isso também tem me ajudado.Outra influencia critica é ficar sem dormir o suficiente. Durmo até 9 horas por dia e a situação melhora muito. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  4. ola amigos...temos que orar p o nosso Deus da nos Força e tambem fazer nossa Parte ..... exercicios fisicos..boa alimentaçao e pensamentos bons e nunca desistir...confiar sempre em Deus...estou um ano e meio....com zumbido vamos compartilhar em ambos ajudar....

    ResponderExcluir
  5. ola amigos...temos que orar p o nosso Deus da nos Força e tambem fazer nossa Parte ..... exercicios fisicos..boa alimentaçao e pensamentos bons e nunca desistir...confiar sempre em Deus...estou um ano e meio....com zumbido vamos compartilhar em ambos ajudar....

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, tenho ingerido muitos legumes, frutas e água, coisa que não fazia anteriormente durante muitos anos da minha vida. Também tomo medicamentos para relaxar e dormir, o que ajuda bastante. Ficar estressado ou ansioso contribui para o aumento do zumbido. E para finalizar sobretudo muita fé em Deus que um dia vamos melhorar.

    ResponderExcluir
  7. Nada poor que zumbido. Melhoro muito com alimentacao saudavel e abandoned o cafe e alcohol.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...