terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas Para sucesso na alimentação

Vamos entender um pouco de técnicas e dicas para melhorar as refeições da sua família. Resolvi compartilhar dicas de hábitos de vida que facilitam seu dia-a-dia e tornam as refeições mais agradáveis.
Vamos lá a diversão!!!
Fazer as refeições em família é ótimo para o desenvolvimento da criança, além de tornar-se mais um momento agradável para reunir todos. 
Ao oferecer a refeições para criança quando pequena, sente-se ao seu lado à mesa para comer junto com ela. Ela se sentirá importante e aos poucos se acostumará a ter disciplina em relação ao horário e ao local da refeição. Este é um ótimo momento que se pode desfrutar ao lado do seu filho, principalmente quando tem um dia de trabalho corrido e não consegue passar o tempo que desejava ao lado do seu filho.
Disciplina nas refeições:
O horário da refeição é um momento especial que deve ser respeitado. Muitas vezes colocamos as crianças para se alimentar em frente a televisão para que comam mais rápido, e, nesses casos, elas nem percebem que estão se alimentando. Utilizar artifícios como brincadeiras para que a criança coma não constitui um problema, desde que isso não se torne rotina. A criança deve saber que o lugar correto para fazer as refeições é sentada a uma mesa (na cozinha ou na sala de jantar, ou em sua própria mesinha infantil). Este deve ser um momento realmente prazeroso, mas com disciplina).
Como perguntar o que ela quer comer?
Quem conduz o cardápio do dia são os adultos, mas a criança deve ter liberdade de escolha. Afinal, sua personalidade e preferências estão aflorando.  Por exemplo, a mãe pode perguntar: "Você quer salada de tomate ou de pepino? Quer frango assado ou ensopado?". Você percebe que há uma liberdade de escolha para a criança, mas o importante é que ela irá comer salada e frango de um jeito ou de outro. E o melhor, quem conduziu a escolha foi você.
"Faça com que seu filho seja seu companheiro e aliado, trabelhem juntos!"
Converse com a criança sobre a importância deste e daquele alimento, e o bem que fazem para o corpo.
Quando servir a refeição para a criança, converse sobre a importância dos alimentos. Quando oferecer legumes, folhas e frutas, explique que são importantes para o crescimento, que protegem contra as doenças que o fazem tomar remédio. Quando oferecer carne, diga que é preciso mastigar bem e comer direitinho para crescer bem e feliz, ficar mais forte e inteligente na escola. E, ao comer o pãozinho no café da manhã, diga que é importante para poder brincar e correr mais que todos na aula de Educação Física.
"Faça com que a refeição tenha um significado maior, faça seu filho perceber os benefícios dos alimentos, sempre de forma divertida"
E pra finalizar, lembre-se sempre, quanto mais colorido o prato, mais nutritivo e divertido! Sempre fique atento se há todas as cores no prato do seu filho querido!!!

beijos e boa sorte!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...