sábado, 23 de julho de 2011

Fondue, coma sem culpa!

Quem consegue resistir a um fondue? Tarefa difícil, não é mesmo? Mas, você não tem que fugir desta tentação. Em um dia especial, é claro que você pode unir o prato à dieta, basta alterar um pouco a receita e optar por acompanhamentos mais saudáveis!
Confira as dicas a seguir!!!


Fondue de carne:
Iscas de filé mignon fritas em óleo vegetal. Apesar de o filé mignon ser uma carne magra, a fritura faz dela um alimento gorduroso. Pode variar com iscas de peito de frango e peixe (salmão, atum, cação) para deixar o cardápio mais leve.
Os molhos que geralmente acompanham o fondue são à base de maionese e variam do rose ao de gengibre. Prefira o iogurte natural desnatado no lugar da maionese e do creme de leite. Faça molhos à base de azeite e vegetais (berinjela, cebola ou pimentões). Outra dica é pasta de grão de bico ou à base de tofu.
Outro acompanhamento comum é a batata rostie. Ela pode ser feita no forno para reduzir a gordura. Se estiver no restaurante, peça sem recheios (queijos, bacon, frios, todos eles são bombas calóricas!), só com cebola e temperos verdes. Atenção às porções! Consuma algo em torno de 4 colheres de sopa. E só!
Outro tipo de fondue de carne é o oriental. Nele, a carne é cortada bem fininha, de preferência como no carpaccio e imersa em caldo de carne. Vale pelas calorias economizadas! E ainda por cima, este tipo de fondue não faz fumaça, como o tradicional, em que a carne é frita em óleo.

Fondue de queijo:
Mistura à base de queijos gordurosos. Use queijos lights e com menos gordura.
Ao invés de mergulhar o clássico pão francês, faça cubinhos de pão integral. Monte opções sem carboidrato: palitos finos de abobrinha, cenoura ou pepino. Iscas de frango ou peixe já refogadas e camarão feito no vapor também ajudam a balancear a refeição.
Acompanhe com salada verde para reduzir a absorção de gordura.

Fondue de chocolate:
Creme à base de chocolate e creme de leite. Use chocolate amargo e creme de leite light. Prefira frutas pouco calóricas: morango, abacaxi, kiwi e uva. Na hora de mergulhar no chocolate, deixe com mais fruta e menos chocolate. E nada de incluir bolos e biscoitos na receita.


Aproveite!!! Coma sem culpa!!!


Lembre-se de no dia seguinte maneirar na alimentação, fazer refeições mais leves, sem fritura e açúcar, tomar bastante água, chá verde e alimentos mais diuréticos, como:
Pepino,
Damasco,
Melão e
Abacaxi!


Seja Feliz! =)


Fonte: Sua Dieta 

2 comentários:

  1. Ai que vontade que deu!!! Vou fazer!! Valeu as dicas... a melhor é o Found oriental... deu até água na boca!

    ResponderExcluir
  2. Ola Maria Angélica!! Que bom que gostou das Dicas!!!

    Afinal, experimentou o fondue oriental??

    Abs!!

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...