quinta-feira, 28 de julho de 2011

Batata Yacon, uma Batata "Leve". Conheça suas propriedades!



Não muito conhecida aqui no Brasil a Batata Yacon é semelhante a batata doce em aparência, possui gosto doce e polpa crocante, sendo bastante consumida na forma in natura. A raiz apresenta elevado teor de água, possui reduzido valor energético e, diferentemente da maioria das espécies tuberosas que estocam energia na forma de amido, a yacon tem como principal carboidrato de reserva os frutooligossacarídeos (FOS), os quais têm sido motivo de destaque por exercerem atividade bifidogênica, ou seja: são capazes de desencadear alteração no trânsito intestinal com efeito na redução de metabólicos tóxicos; prevenção da diarréia ou da obstipação intestinal por alteração da microflora colônica; prevenção de câncer (experimentalmente); redução do colesterol plasmático e da hipertrigliceridemia; controle da pressão arterial; produção de nutrientes e melhora da biodisponibilidade de minerais; diminuição do ph luminal e inibição da proliferação de microorganismos patógenos.


Seu uso foi negligenciado por muitos anos, pois por ser um alimento de baixo valor calórico não fornecia energia suficiente para o trabalho árduo realizado nas frias regiões Andinas, de onde ele é originário. Mas seu baixo valor calórico e propriedades o tornam interessante para pessoas que queiram se manter saudáveis aqui no Brasil.

Apesar da forma mais com de se consumir yacon ser a in natura, muitos produtos como xarope , suco, chips (yacon cortado em lâminas e desidratado) e chá (das folhas) têm sido desenvolvidos a fim de aproveitar as potencialidades desse alimento.

Composição:

Potássio
O mineral mais abundante é o potássio, que existe em quantidades significativas e representa, em média, 230mg 100g de matéria fresca comestível
Ação: Melhora elasticidade dos vasos e conseqüentemente o controle da pressão arterial. Previne o surgimento e diminui os sintomas de cãibras.

Flavonóides
Em comparação a outras raízes e tubérculos, as raízes do yacon possuem elevada quantidade de compostos fenólicos, cerca de 200mg por 100g do alimento.
Ação: Antioxidante, previne envelhecimento, desenvolvimento de cânceres, doenças do coração. Antiinflamatório, previne doenças como artrite, síndrome do túnel de carpo, obesidade e celulite.

Onde encontrar:

Como comentei anteriormente, sua comercialização não é muito abrangente. Os locais mais fáceis de encontrá-la são lojas de produtos orientais, embora, ultimamente tenho encontrado com mais freqüência em alguns super-mercados conhecidos, no setor de orgânicos. E o melhor é que seu valor é acessível.

Como consumir:

O seu consumo cru é o mais indicado, tanto em relação ao sabor, quanto em relação à suas propriedades.
Pode ser utilizada em sucos, ralada em saladas, como um lanche da tarde, ou até em forma de chá.
Ela pode ser consumida diariamente. Só fica aquela famosa dica: não exagere, apesar de ser SUPER benéfica, tudo que é em exagero não faz bem.


Fonte: SANTANA, I.; CARDOSO, M.H. Raiz tuberosa de Yacon (Smallanthus sonchifolius): potencialidade de cultivo, aspectos tecnológicos e nutricionais. Ciência Rural, v.38, n.3. p.898-905, 2008. 

8 comentários:

  1. Bom saber que há alternativas saudáveis à batata.
    Parabéns pelo post e dedicação!

    ResponderExcluir
  2. Mariii, que bom que gostou!!
    Muito boa essa batata, né?!? Cheia de benefícios!

    Depois experimente, e me conte o que achou!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Não sei se ainda está ativo, mas gostaria de falar sobre a Yacon!
    Ela tem época do ano, para se colher e plantar!
    É uma delícia, eu noto que qdo está na safra, me sinto melhor, deixo de me sentir pesado me sinto mais disposto, além do que, a batata Yacon in natura é uma delícia. Eu recomendo. Compro a Yacon em veranópolis, RS!

    ResponderExcluir
  4. em Itajuba voce encontra na feira de domingo

    ResponderExcluir
  5. á batata Yacon, tem alguma função que pode ajudar a controlar o diabetes?

    ResponderExcluir
  6. onde eu acho o xarope da batata

    ResponderExcluir
  7. Tenho amigos que consomem crua diariamente para controle do diabetes, o resultado é incrível, será que ela não possui insulina natural?

    ResponderExcluir
  8. Meu irmão me indicou, tô fazendo o teste, breve estarei comentando os resultados.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...