terça-feira, 14 de junho de 2011

Alimentação e Alergias


            Alergia!! Este é um assunto que fica bem mais em pauta no frio. Afinal, nesta época do ano a imunidade cai e ficamos mais suscetíveis a diferentes doenças. E não estou falando somente das alergias alimentares, as respiratórias e de pele também.

            Então você pensa: Mas qual a relação entre alergias de pele e respiratórias com os alimentos. Acredite, a relação é bem mais próxima do que você imagina.

           
É preciso ter consciência de 2 aspectos:

            O primeiro: 80% do contato que o corpo Humano tem com o ambiente externo é através do intestino, ou seja, ele age como uma espécie de filtro.

            O segundo: O corpo é uma maquina onde todas as engrenagens (nossos órgãos) dependem umas das outras e precisam funcionar em harmonia.

            Digestão:
            Portanto, se o intestino não está funcionando como deveria, apresentando sintomas como, uma DISBIOSE intestinal, uma disfunção ou dificuldade digestiva, ele pode dar inicio a um quadro alérgico, como uma psoríase por exemplo.

            Na prática:
  
            Sempre que a alergia surgir, Preste atenção à:
            Mastigação,
            Problemas digestivos, com excessos de gases ou desconfortos,
            Sintomas de dores de cabeça (pode ter alguma relação com o fígado),
            Uso crônico de medicamentos (antibióticos, antiácidos, laxantes, antiinflamatórios não esteroidais)

            Como tratar?
           
            Primeiro passo é conversar com o seu corpo! Preste atenção que ele irá lhe mostrar quais alimentos exacerbam os sintomas de alergia. Muitas vezes você percebe que a sua rinite “ataca” no início da manhã. Você já parou pra pensar no que você ingeriu horas antes, e se todos os dias você come sempre a mesma coisa pela manhã, como um copo de leite, por exemplo. Talvez seja o leite que esteja aumentando os sintomas de alergia neste período! Fique atento!
           
Além disso, é importante regular o seu corpo, mais precisamente seu intestino:
  • Coma, pelo menos 4 frutas por dia e muitos legumes,  pois são ricos em substâncias antioxidantes,
  • Abuse das frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, acelora, abacaxi, mexerica). Apenas, cuidado pois podem ser alérgicas para algumas pessoas,
  • Invista em alimentos integrais,
  • Priorize folhas verdes escuras, sempre funcionam como uma “vassoura”,
  • Lembra da Biomassa da Banana verde? Ela é uma ótima opção para regular intestino,
    Estes nutrientes também têm ação antioxidante, anti-infamatória, ativam o sistema imunológico, auxiliam a detoxificação hepática e contribuem com o estado nutrional como um todo.

Cuidado:
Evite alimentos muito industrializados,
            Elimine o uso de utensílios de plástico, principalmente no microondas,
            Cuidado com o excesso de: açúcar refinado, gordura, álcool e refrigerantes.
                        

Um comentário:

  1. Gostei muito desse artigo. No livro Como Romper o Círculo Vicioso do seu Intestino: Dieta para um Intestino Saudável a autora Elaine Gottschall afirma exatamente isso e sua dieta foi criada para quebrar esse círculo vicioso e restaurar a saúde do intestino, Elaine Gottschall afirma também que o mau funcionamento do intestino está relacionado ao autismo.Vou colocar esse link na página desse livro no facebook: https://www.facebook.com/DietadoCarboidratoEspecifico

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...