segunda-feira, 13 de junho de 2011

Açúcar, Inflamação e o Câncer


O consumo de açúcar refinado com o passar dos anos tem se tornado cada vez mais excessivo. Passamos de um contexto nutricional no qual consumíamos apenas 2kg de açúcar refinado por ano por pessoa, para a 5kg por ano em 1830 e alcançamos o nível de 70kg por ano no final do século XX.



Ou seja, o consumo de açúcar está cada vez mais abusivo e superior ao considerado saudável!

Quando ingerimos açúcar ou farinhas brancas, que fazem subir rapidamente a taxa de glicose no sangue (são alimentos de “índice glicêmico elevado”), nosso corpo libera imediatamente uma dose de insulina para permitir que a glicose penetre nas células. A secreção de insulina é acompanhada da liberação de uma outra molécula, chamada IGF (insulin-like growth factor), cuja característica é estimular o crescimento das células. Em suma, o açúcar nutre e faz os tecidos crescerem rapidamente.

Sabe-se hoje em dia que os picos de insulina e a secreção de IGF estimulam diretamente não apenas o crescimento das células cancerosas, mas também sua capacidade de invadir os tecidos vizinho!

Ou seja, o açúcar estimula o crescimento de CANCÊR!

Diabetes e o Câncer.
Na prática existe um exemplo bem fácil de ser demonstrado. Portadores de Diabetes possuem mais risco de desenvolver qualquer tipo de Câncer. Todos nós sabemos que o Diabetes está relacionado com o nível de açúcar no sangue. Portanto mais um bom exemplo de como o AÇÚCAR pode influenciar negativamente no CÂNCER.

O que fazer?
Toda a literatura científica nos leva a concluir que: uma pessoa que evitar o câncer deve limitar seriamente sua ingestão de açúcar e de farinhas brancas. É preciso aprender a não mais botar açúcar no café, reduzir a ingestão de doces refinados.

Substitutos do Açúcar.
Existe um xarope não muito divulgado que apresenta um BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO, o AGAVE. Ele tem um sabor delicioso, comparável a um mel bem clarinho, mas com um índice glicêmico de quatro a cinco vezes mais baixo. Pode ser utilizado no chá ou no café, para adoçar pratos, frutas ou sobremesa. Mas sempre preste atenção ao excesso, hein?!?!

Entenda um pouco sobre como funciona a absorção do açúcar no Corpo.
Alguns alimentos possuem uma ação de rápida absorção de açúcar pelo corpo, aumentando os níveis de insulina e consequentemente aumentando o crescimento celular, estes alimentos são principalmente os REFINADOS, com poucas fibras.Chamados de Alimentos de Alto Índice Glicêmico
Outros alimentos, conhecidos como de lenta absorção, prolongam o tempo de absorção do açúcar, impedindo que ocorra picos de insulina e assim, reduzem o risco de aparecimento do câncer. Geralmente são alimentos integrais, ricos em fibras. Chamados de Alimentos de Baixo Índice Glicêmico


Índice glicêmico elevado (reduzi ou evitar)
Índice glicêmico baixo (preferir)
Açúcares: branco ou mascavo e mel.
Adoçantes naturais: Xarope de Agave e Stevia
Farinhas brancas: pão branco, massas (muito cozidas), arroz branco, muffins, bolos, sucrilhos açucarados.
Cereais integrais e misturados, pão multigrãos, arroz integral, massas e tortas integrais, quinoa, aveia em flocos, amaranto em flocos, farinha de maracujá, trigo sarraceno, linhaça.
Batata (principalmente o purê)
Batata doce, inhame, lentilha, ervilha e feijões.
Geléias, doces de frutas.
Frutas em estado natural, principalmente as avermelhadar (mirtilho, cereja, framboesa – ajudam a regular glicemia)
Bebidas açucaradas: sucos de frutas industrializados (principalmente em pó) e refrigerantes

Álcool
Água com suco de limão a temperatura ambiente, chás (tomilho, sálvia, casca de laranja orgânica)

1 taça de vinho (150ml para mulher, 180ml para o homem)

Alho, cebola, cebolinha, cominho, açafrão, hortelã, orégano...


Reduza o açúcar do seu dia e naturalmente irá reduzir a inflamação!!!!

Fonte: Livro Anticâncer, prevenir e vencer usando nossas defesas naturais, David Servan-Schereiber

4 comentários:

  1. Minha esposa teve um problema de saúde incurável chamado Lupus eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatoide, e síndrome de sjogren, doença mista do tecido conjuntivo! E ficou TOTALMENTE CURADA! Com uma dieta eliminando Açúcar refinado, farinha branca entre outros... Veja tudo em detalhes no nosso blog: www.curassecretas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Segui essa dieta por conta própria, pois mesmo passando por muitos especialistas para tratar o caso em que fui diagnosticada com lúpus eritematoso sistêmico e discóide, ouvi que esse tipo de tratamento era ineficaz. No desespero e na fé de que o tratamento natural iria me ajudar, assim o fiz e continuo fazendo. Graças a Deus vejo gradativamente a minha melhora e sem desconfiar os médicos foram diminuindo a medicação que eu estava tomando. Obrigada Escobar por compartilhar essas informações no blog, pois isso com certeza trouxe um novo rumo para minha vida. Deus abençoe a você e a Catarina

      Excluir
  2. Muito interessante. Adorei. Bjos Celinha

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...