segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Conheça o Amaranto, um grão cheio de Benefícios.


Você já ouviu falar sobre este grão? O Amaranto?
Pode ser encontrado na forma de grão ou farinha, o possui uma coloração semelhante a da aveia e o sabor lembra um pouco o da baunilha.

Este grão é muito rico, possui propriedades semelhantes a famosa dupla: Arroz e Feijão e ao leite também. Acreditem! Sua composição contém 15% de proteínas de alto valor biológico, com aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos por nosso corpo), e possui cálcio biodisponivel, dificilmente encontrado em outros alimentos vegetais. Além disso, alguns estudos atuais têm demonstrado que ele é um ótimo aliado a saúde, por reduzir valores de colesterol, pressão elevada resistência a insulina.
E finalmente, possui propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres, melhorando a oxigenação corporal e o sistema imune.

Quem pode e deve consumi-lo?
Todos que queiram manter uma alimentação saudável de uma maneira gostosa. Principalmente, pessoas que tenham intolerância a Lactose, e não podem tomar leite. Pessoas com intolerância ou alergia ao glúten. Por não conter glúten, pode ser utilizado em receitas para preparo de bolos, tortas e pães. E por pessoas com índices aumentados de colesterol, glicemia ou pressão elevada.


Onde encontrar?
Hoje em dia está mais fácil de encontrá-lo.
Locais: Lojas de produtos naturais, podemos encontrar também em alguns super-mercados , na Zona Cerealista (ao lado do Mercadão de São Paulo) e em sites de produtos naturais. Outro ponto positivo é o seu valor.  Com uma distribuição mais ampla, seu custo está mais baixo.

Receitas:

Brigadeiro de Amaranto:

Ingredientes:
1 col. sopa da farinha de amaranto.
2 Tâmaras sem caroço

Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador (não mantenha o liquidificador ligado o tempo todo, pulse de vez em quando. Por que se não, os ingredientes ficarão colados na parede do recipiente). Depois amasse o conteudo com uma colher e faça 2 bolinhas, como se fosse um brigadeiro.

Dica:
É uma ótima opção para os chocólatras, ou loucos por doce. Bem docinho, você vai acreditar que está comendo um super doce gorduroso e calórico, quando na verdade esta ingerindo um doce nutritivo e saudável.


Sopa de amaranto:

1 copo de amaranto em grão, 1 cebola, 1 cenoura, chuchu, mandioquinha, sal, 1 colher
de orégano e pimenta a gosto.
Refogar a cebola até caramelizar, colocar os legumes em pedaços, adiciona água e ervas (salsinha, cebolinha, mangerição, curry) pra temperar ,
adicionar amaranto e deixar cozinhar ate os legumes ficarem macios. Adiciona o orégano, sal e pimenta a gosto.



Referência:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/08/conheca-os-beneficios-do-amaranto.html
http://cienciaevida.atarde.com.br/?p=2841
http://vilamulher.terra.com.br/os-beneficios-do-amaranto-11-1-70-188.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...