terça-feira, 26 de outubro de 2010

Inhame: Porque devemos comer este alimento semanalmente??




Já falei aqui no blog sobre alguns alimentos com funções terapêuticas. Como a maçã, o gengibre, a linhaça...
Vou falar de mais um agora, O INHAME. Este alimento, já foi colocado no grupo dos alimentos “Não tão amigos da dieta”. Porém, estudos recentes têm demonstrado uma série de benefícios provenientes deste Tubérculo.

Vamos saber algumas destas vantages?

Primeiro é importante explicar que existe no Inhame um Fito-Hormônio denominado: Diosgenina. Este Fito-Hormônio de nome complicado é responsável por grande parte dos benefícios do INHAME.

MENOPAUSA:

Um estudo verificou que, o consumo de inhame por 30 dias:
Melhorou o status hormonal (diminuindo os sintomas da menopausa) e
Melhorou o perfil lipídico (reduzindo colesterol ruim e aumentando o colesterol bom) e Teve efeito antioxidante (diminuindo risco de doenças e prevenindo o ENVELHECIMENTO)

COLESTEROL:

Outro estudo mostrou que, o fito-hormônio (Diosgenina) – controlou sintomas de Hipercolesterolemia, (Altos índices de colesterol total), por modular o estresse oxidativo e melhorar o perfil lipídico.

DÉFICIT COGNITIVO:

Mais um estudo, este com animais, mostrou aumento do estimulo de enzimas do complexo antioxidante, que foram associadas a redução de déficit cognitivo em ratos. Ou seja, a ingestão de Inhame parece ser benéfica para o APRENDIZADO. Vamos dar bastante INHAME para nossas crianças. Todo Mundo melhorando no aprendizado.

ALERGIA:

A utilização da Diosgenina se mostrou positiva no combate à sintomas de Alergia. Em outro estudo seu uso resultou na supressão de IgE e na degranulação e infiltração de Mastocitos, gerando a imunoregulação.
Portanto: Pode-se dizer que o consumo do Inhame pode reduzir sintomas de Alergias, tanto cutâneas, como respiratórias.

TPM:

Como a ingestão do Inhame demonstrou melhora no status hormonal, seu consumo pode ser muito positivo contra os sintomas da indesejada TPM, como cólicas, inchaço, irritabilidade, tristeza, mudanças de humor, etc...
Então, aumente seu consumo nesta época. Invista em purês, tortas, sucos....todos com o ingrediente maravilhoso: O INHAME.

REDUÇÃO DO PESO E MEDIDAS.

Sendo positivo no controle do perfil lipídico e reduzindo sintomas de oxidação, conseqüentemente inflamação e inchaço, o consumo do INHAME tem ótima ação na perda de peso. Além de conter grande quantidade de fibra, que ajuda a regular o intestino e reduz absorção de gorduras. E ser rico em nutrientes essenciais.

Portanto, você que está fazendo uma reeducação alimentar, não tenha medo usar este ingrediente nas suas preparações.

Seja Criativo.

















*Texto adaptado Pela Nutricionista Marcela Sansone, da Dra. Camilla Almeida Menezes, aluna bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro Valéria Paschoal/ Divisão Ensino e Pesquisa.

13 comentários:

  1. Huuum fiquem com vontade de experimentar esse suco de inhame, pena que não tenho centrífuga =[. Liquidificador pode ajudar nesse caso?

    ResponderExcluir
  2. Pode ajudar sim!! Só tem que deixar por mais tempo!!! E talvez possa acrescentar um pouco de água, caso fique difícil de bater!!!

    Me conte depois como ficou!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Este suco eh pra ser tomado pela manha em jejum? Ou quando eh melhor? Pls....tkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta!

      Não há a necessidade de tomá-lo em jejum.


      beijinhos

      Excluir
  4. Qual é a quantidade de suco a ser ingerida por dia? Você teria outras receitas com inhame? Obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcela, já li muita informação sobre os benefícios de se ingerir o inhame, mas eu tenho uma duvida imensa sobre qual é o inhame...é o redondinho peludo, ou aquele mais comprido com casca marrom?...em cada região do país ele leva um nome! Na forma cozido no vapor tem a mesma eficácia para a saúde? Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Recife temos o inhame que fica mais escuro no cozimento e o cará que fica mais branco após cozimento, a casca de um é marrom e do outro marrom bem escuro respectivamente. Só não acho o inhame japonês se não me falha a memória do nome. Sendo assim devo escolher entre quais dos dois que vende aqui na região ??

    ResponderExcluir
  7. querida e o acúmulo de Cianureto no organismo? Inhame cru tem cianureto e além disso pode provocar várias alergias quando consumido assim. Não seria melhor comê-lo cozido?

    ResponderExcluir
  8. Qual a quantidade posso ingerir num dia? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. atas vezes por semana devo comer inhame?

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...