quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como fazer a Criança comer bem? Será que isso é possível??

Com certeza, fazer a criança comer bem é muito mais fácil do que podemos imaginar. Você sabia que a criança imita o comportamento dos pais? Você já reparou que geralmente pais chamados de “gordinhos” tem filhos acima do peso?
O que acontece é que, além do fator genético que não pode ser descartado, o fator social e a influência do dia-a-dia é um gatilho que tem que ser considerado, avaliado e modificado, quando necessário.
Os meninos utilizam como exemplo a ser seguido o Pai, já as meninas imitam o comportamento da mãe. É comum ao perguntar para uma criança “quem é seu Herói?” Ouvir de prontidão: “Meu Pai ou minha Mãe”.
            Então, além de serem exemplos para a vida no dia-a-dia, que tal serem exemplos na alimentação? Desta forma, além de estarem se tornando mais saudáveis, estarão melhorando a saúde, qualidade de vida e aspectos físicos e emocionais dos seus filhos. Não é uma boa idéia?
            Preste atenção em algumas dicas a seguir, para facilitar sua adesão a este novo estilo de vida, mais saudável.

           
DICAS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS:
  • Horários: A criança necessita de horários. Por isso é essencial que se estabeleça uma rotina alimentar. Com os horários certos.
  • Ambiente: A refeição é um momento de prazer, por isso não torne este período tenso, ou cheio de brigas. Tente reunir a família, converse sobre assuntos aleatórios, que agreguem prazer a todos, preste atenção no que estão comendo e ensine seus filhos a fazer o mesmo. É importante que ele entenda que a refeição é um momento de prazer. Nem preciso dizer que a Televisão deve estar desligada, afinal a companhia dos familiares já é suficiente, não é mesmo?!
  • Lembre-se, todos nós precisamos nos alimentar de 3h em 3horas. Principalmente as crianças que estão em fase de crescimento. A ingestão alimentar estimula a produção do hormônio do crescimento, o GH. Quando ficamos muito tempo em jejum este estimulo é muito reduzido, quase anulado, desta forma, a criança pode não alcançar o pico máximo de crescimento. Mas é importante ressaltar, ofereça alimentos saudáveis, como frutas e alimentos integrais.
  • Decore sua casa com frutas. Já pensou em colocar uma fruteira na sua sala? Além de tornar o ambiente mais bonito, facilita o acesso a este grupo de alimentos. Com as frutas sempre visíveis, há um estimulo a seu consumo. Funciona mais ou menos como um comercial. Sem que você perceba seus filhos e você, estarão comendo mais frutas, sem esforço.
  • Não se esqueça da ÁGUA. Beber água, além de refrescar, ajuda na eliminação de toxinas e melhora o funcionamento do corpo.
  • Deixe seu prato colorido. Cada cor tem uma concentração maior de uma determinada vitamina ou mineral. Por isso quanto mais colorido o prato, mais valor nutricional você estará agregando a ele. Invista nos legumes!
  • Não encha o prato. Coloque pequenas quantidades, se ele sentir necessidade, pode repetir. Assim, a criança acredita que está comendo mais. Quando na verdade não está!
  • Peça para seus filhos ajudarem em algumas receitas. Que tal um bolo de fruta nutritivo no final de semana?  Uma receita saudável e fácil de ser realizada. Quando eles entram em contato com alimentos saudáveis e sua forma de preparo, a vontade de consumir estes alimentos aumenta.
  • Além da alimentação, a prática de uma atividade física, como caminhada, jogo em equipe, é essencial para manter a qualidade de vida. Estas 2 atividades podem ser praticadas pela família toda, como forma de diversão.

    • Dicas básicas:
      • Evite frituras,
      • Não tome líquido com a refeição,
      • Mastigue bem devagar,
      • Evite o consumo de doces, faça este um habito de final de semana. Mas se for consumir, opte por come-lo após as principais refeições (almoço e jantar) – assim a absorção da gordura do doce é menor.
      • Coma de 3h em 3horas.
      • Comas bastante: frutas, legumes e verduras!

E o mais importantes, seja feliz com a alimentação, faça dos alimentos seus aliados!!

Um comentário:

  1. Super importante a dica dos pratos coloridos e ambiente próprio para as crianças. Elas precisam de concentração para comer, e quando você é criança só pensa em brincar, né?

    :) E é complicado, porque os pais geralmente querem que a criança pare de tanta manha e simplesmente coma alguma coisa...

    Enfim, é preciso esforço.
    Beijo minha frô

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...