terça-feira, 28 de setembro de 2010

Emagreça Dormindo!!

Quem diria que uma atividade natural, que exige o mínimo de esforço nos ajuda a manter a forma e até a emagrecer?!
O sono é renovador!
Com certeza você já ouviu esta frase! Que tal analisá-la?

Após uma noite bem dormida você já percebeu o estado do seu corpo físico e mental? 
Como foi seu rendimento no trabalho? 
E seu humor, como ficou? 
E a sua saúde?
É engraçado, logo que surge algum sintoma que nos incomoda, reclamamos e enfatizamos a dor. Mas quando ele vai embora, praticamente o esquecemos. Por está razão, muitas vezes não damos valor as coisas que nos fazem bem.

É ai que encaixamos o sono. Será que damos a atenção que ele necessita? Não estamos aumentando nossas horas de trabalho, o estresse, os momentos de tensão, e reduzindo nossas horas de sono, momentos de relaxamento e prazer?

Até que ponto isso vale à pena? É importante entendermos esta questão, não é mesmo?!

Então vamos lá! Você sabia que o sono exerce influencia direta sobre a fome?

Horas a mais de sono, representam quilos a menos na balança ao longo dos anos.

Mas qual a razão para isto acontecer?
Existem 3 razões principais:

CORTIZOL
A falta de sono eleva a secreção do hormônio associado ao estresse. O Cortizol, ele aumenta a circunferência abdominal, além de acelerar os batimentos cardíacos, aumentar a Pressão Arterial e os níveis de açúcar no sangue. Portanto, uma noite mal dormida aumenta sua barriga e risco de desenvolver doenças cardíacas.

LEPTINA
Durante nosso sono, produzimos um hormônio chamado Leptina, ele tem função de inibir a fome, ou seja dá sensação de saciedade. Porém quando vamos pra cama tarde (principalmente após as 23h) sua produção diminui. O que leva a um aumento da fome durante a noite, e acreditem, durante o dia também. Ou seja, quem dorme menos sente mais fome durante o dia.
Além disso, a queda da Leptina, eleva a produção da Grelina, hormônio, que por ter função posta a Leptina, tem ação engordativa.

GH
Por fim o GH, conhecido como hormônio do crescimento, tem pico de secreção durante o sono mais profundo. Quando dormimos mal, ou acordamos várias vezes durante a noite, sua produção é deficiente. O GH ajuda a melhorar o tônus muscular e a reduzir o acumulo de tecido adiposo (gordura). Quando ele não é produzido de maneira efetiva, ocorre um aumento do acumulo da gordura e diminuição da massa muscular.

Agora pare e pense, essas 3 razões não são suficientes para te levar para a cama?
Experimente ir dormir mais cedo, tome um banho quente antes de dormir, aprenda a desacelerar, faça respirações relaxantes.






Ajude seu sono com a alimentação certa:

Não faça grandes refeições antes de dormir, além de te fazer engordar, o excesso alimentar causa desconforto gástrico, que dificulta o sono,
Não consuma alimentos estimulantes, como café, chá verde, chá mate, guaraná, etc...
Opte por chás antes de dormir, como: erva cidreira, capim santo, camomila, valeriana com anis estrelado. Com propriedades calmantes irão auxiliar seu sono,
Tome uma sopa quente com muitos legumes, a temperatura elevada e as propriedades de alguns legumes te ajudarão a relaxar.
E finalmente experimente comer um prato GRANDE de alface. Esta folha atua no sistema nervoso e te deixa bem calminho


Aproveite essas dicas, melhore sua qualidade de vida! Priorize seu sono! 

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...