terça-feira, 4 de maio de 2010

Atividade Física com boa Alimentação

A Atividade Física está diretamente ligada à nutrição. Afinal, para um bom desempenho como atleta, ou desportista é necessário ter energia e disposição. Quem não gosta de perceber que está crescendo como “Atleta iniciante”, seus músculos começam a ficar mais torneados, você está conseguindo alcançar seu pé na aula de alongamento, seu fôlego está melhor, enfim detalhes percebidos por você que o incentivam a continuar as atividades.















E justamente, para que isso ocorra é essencial manter uma boa alimentação.

Então você se pergunta:

“O que seria uma boa alimentação?”

Três detalhes são essenciais:


Se hidrate!


Beber água é essencial, sua ingestão deve varias conforme o tipo e o período do exercício praticado. Procure ingerir líquido a cada 15 minutos de exercícios e após a atividade física (Dê pequenos goles) e continue a se hidratar até que se reponha todo o líquido eliminado durante a atividade. E lembre-se quando você começa a sentir sede e sensação de boca seca, significa que já existe um processo de desidratação. Portanto, não deixe chegar a este estágio.


Faça refeições antes e depois da atividade física:


Sempre opte por consumir até 1hora antes, alimentos ricos em carboidratos como: macarrão integral, pão integral, bolachas, frutas, barra de cereais, etc... Assim você terá energia suficiente para realizar a atividade física.


Após a prática de exercícios (Até 1hora), procure consumir carboidratos para repor suas energias gastas durante a realização dos exercícios e consuma também alimentos fontes de proteínas para o aumento da massa muscular.


Além disso, podemos ir um pouco além e fazer uma dieta balanceada, que nos garanta a ingestão de carboidratos em todas as refeições, inclusive naquela que antecede o dia da ginástica, garantindo, assim, estoques completos de glicose no fígado e um alto rendimento físico durante a ginástica.


Não deixe de comer carboidrato.


Quando começamos a fazer exercícios automaticamente aumentamos o gasto calórico, sendo que a principal fonte de energia são os CARBOIDRATOS, eles equivalem a 60% da nossa alimentação. Por isso não deixe de comer alimentos como: Pães, arroz, batata, macarrão preferencialmente integrais.


Uma dica muito útil, pra finalizar:



Nunca fique sem se alimentar depois da atividade física, pois para o corpo utilizar gordura como combustível para o músculo ele precisa de carboidrato (glicose), vindo da alimentação. Portanto nosso estoque de glicose deve estar sempre adequado, e conseguimos isso basicamente com uma alimentação balanceada nos horários corretos.


Mantenha sua saúde com uma alimentação adequada e a pratica regular de exercícios físicos.


Dê Adeus a possíveis doenças como: Hipertensão, Diabetes, Hipercolesterolemia, Obesidade.....


Sorria e abrace a sua saúde!

6 comentários:

  1. Ma, eu tenho uma dúvida.
    No meu caso, eu acordo e vou fazer exercicio. Não tenho tempo de esperar 1 hora para ir na academia. Qual seria o alimento mais indicado?
    Parabéns pela matéria!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Ma!
    Vc acha que pilates é legal para ajudar em uma dieta?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa matéria foi importantíssima pra mim, pois eu sempre fiquei pensando sobre meu tipo de alimentação antes e depois dos exercícios. Eu notei que o macarrão integral me ajudou muito ,sabe?? Pq ele me deixa mais satisfeita e me dá mais força pra qndo eu vou correr mais pro final da tarde. Notei tbm que comer uma banana uns 30 min antes de ir correr tava me ajudando muito tbm, pois nao sentia a barriga vazia e ao mesmo tempo me sentia menos dolorida, quem sabe por causa do potássio, né?
    E a noite eu sinto mais fome , por causa dos exercícios, mas agora com a sua dica já sei como resolver esse meu problema!!!!!
    Má, suas matérias são sempre ÓTIMAS !!!!!!
    Adoro suas dicas !!

    Beijos
    Re

    ResponderExcluir
  4. Mari, você pode comer uma fruta! Como banana, laranja. Se for muito, coma apenas metade.
    Outra opção é 1/2 fatia de pão integral!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Tia Marisa, na minha opnião, pilate´s é uma ótima opção. Pois você trabalha seu equilibrio, sua postura e sua musculatura!

    Eu recomendo! Inclusive, sou adepta ao pilates!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Marcela, tenho sentido muita fraqueza ao realizar exercicios fisicos...estou sem força...as vezes meu corpo treme...O que fazer? Um suplemento ajudaria?
    obrigada!!

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...