terça-feira, 18 de maio de 2010

Como ficar mais disposto com Alimentação?

Existem aqueles dias em que você se sente mais cansado, fica com preguiça de acordar, o rendimento no trabalho ou nos estudos não está como você desejava, a preguiça está andando ao seu lado de mãos dadas e conforme o dia vai passando seu desapontamento com você mesmo aumenta.
Nestas horas o que mais fazemos é tentar encontrar fatores que impulsionam essas sensações. Será que estou trabalhando muitas horas por dia? Será que estou dormindo pouco? Será que estou muito estressado?

Afinal, qual a razão deste meu cansaço?

Na verdade, não existe apenas uma razão, existe sim um conjunto de fatores, que associados proporcionam a indesejada falta de disposição. São hábitos de vida, que fazem parte de nossa rotina e um deles é a ALIMENTAÇÂO INADEQUADA.

Certo, mas como posso diminuir meu cansaço sem mexer na minha rotina?

Bom, na verdade isso é um pouco difícil, é necessário compreender que para sermos pessoas melhores e desempenharmos nossas funções do dia-a-dia com mais eficiência precisamos diminuir o estresse e nos adequar há um ritmo de vida compatível as nossas necessidades.
Afinal o nosso maior bem é a saúde, certo?

Então, aprecie algumas dicas de alimentação e hábitos saudáveis. Vamos Lá:
Em primeiro lugar é importante criar uma rotina alimentar:
• Faça das suas refeições um momento de prazer, mastigue bem os alimentos e aprecie o que esta no seu prato.
• Separe pelo menos 30 minutos para fazer uma boa refeição.
• Não faça sua refeição junto com outras atividades, como ver TV, mexer na internet, ler livro.....
• Lembre de se alimentar de 3 em 3 horas, o seu corpo precisa de combustível para funcionar, o jejum além de engordar pode gerar queda de pressão e falta de energia.
• Opte por alimentos que favoreçam sua saúde, como:


Preste atenção a sua digestão:
Pessoas muito estressadas ou que consomem medicamentos com freqüência apresentam a mucosa mais irritada e uma permeabilidade intestinal aumentada. O organismo passa, então, a absorver moléculas maiores, que normalmente passariam direto, e reage como se tivesse assimilado um corpo estranho. O processo pode ocorrer, por exemplo, com a lactose, o açúcar do leite, ou com o glúten, presente em pães, aveia e farináceos.

 O resultado é:
  1. Cansaço,
  2. Olheiras profundas,
  3. Flatulência,
  4. Dores de cabeça e
  5. Resfriados constantes.

É comum esses sintomas ficarem mais intensos na segunda-feira, porque geralmente no fim de semana existem alguns abusos, como massas com molho branco, muito queijo, lasanha, tortas...

E onde estão os vilões? Quais alimentos devo evitar?
Álcool. Beber em demasia pode levar à ansiedade e ao mau humor. O álcool  “compete” com as vitaminas do complexo B, que favorecem o aumento de energia.
Cafeína. O cuidado deve estar também na ingestão de grandes quantidades de café, chá preto e mate, refrigerantes, chocolate e guaraná em pó. Todos esses alimentos têm cafeína, substância que contribui para a ansiedade, depressão e hiperatividade.

Não peque pela gula!
Tudo que é consumido em excesso pode fazer mal. Alimentos muito gordurosos, por exemplo, desaceleram o organismo para que o foco seja a digestão. Isso provoca sono e diminui a atividade mental. O excesso de açúcar é outro problema. Quando exageramos no açúcar, o resultado é irritação, cansaço e uma sensação de torpor. É como se você estivesse “bêbado” de tanto comer doce.

Tente se lembrar se você já não teve essa sensação após um abuso alimentar?

Por isso, em um dia de trabalho, não exagere nos açucares e gorduras!!!!!


Experimente ficar algum tempo sem esses alimentos citados acima e veja se você se sente mais bem disposto!

4 comentários:

  1. Excelente os comentários. Feitos por quem entende, sem lugares comuns frequentes em revistas semanais.

    ResponderExcluir
  2. Esse artigo nos conduz a uma reflexão,nisso bem estar,até nossas emoções dependem de escolhas feitas com base nas verdades comprovadas e pesquisadas e que temos acesso hoje.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...