sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Chia! Conheça um pouco mais os benefícios dessa semente!


Tem se falado muito ultimamente sobre a A Chia! Com o auxílio de Flavia Di Pietro Lewkovitch*, estudante de nutrição que escreveu um artigo a respeito, vamos entender um pouquinho melhor sobre os benefícios desta semente originária da Colômbia de do México!

Espero que aproveitem as informações!

Origem
A chia é uma semente originária da Colômbia e do México, que foi adotada por Astecas, Maias e Incas, durante alguns séculos. Seu uso foi destinado a inúmeras razões, como para obtenção de energia, de endurance e força.

Melhor Forma de consumo
O processo de absorção da água pelas sementes de chia resulta em um gel (com 90% de fibra solúvel), que ajuda a manter o corpo hidratado. Portanto, a melhor forma de consumo é após hidratação em água.

Antioxidante e Antiinflamatória
A chia é conhecida também por conter, em abundância, ácidos graxos essenciais, como a gordura poliinsaturada, o ácido alfa-linolênico omega 3 e o ácido linolénico omega 6 na relação única de 3,3:1, rica em proteínas,  minerais, fibras e antioxidantes.

Cheia de Nutrientes
Dentre os minerais presentes nela, estão: ferro, fósforo, magnésio, potássio, boro e cálcio. A chia contém os 9 aminoácidos essenciais ao organismo nas proporções ideais e possui propriedades antioxidantes.

Doenças crônicas:
Possui propriedades medicinais, pois te efeitos no processo anti-inflamatório, no tratamento contra hipertensão e e outros problemas cardiovasculares.

Melhora transito intestinal
A riqueza que essa semente possui de fibras capazes de reduzir a velocidade do trânsito digestivo, possibilita maior eliminação de toxinas, à medida que o gel passa pelo trato digestivo.

Hipo e Hiperglicemia
A capacidade da chia de retardar a absorção de carboidrato pelo organismo impede a ocorrência de eventuais picos de açúcar no sangue e, ao mesmo tempo, evita a hipoglicemia.

Atividade Física
Pode ser importante na dieta do atleta, como fonte de liberação gradual de energia. Além disso, o poder de absorção de água das sementes de chia impede que o atleta desidrate.


*Flavia Di Pietro Lewkovitch, estudante do segundo período da faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro

3 comentários:

  1. Chia em grão natural e integral Ser Leve
    loja virtual:
    http://nature.webstorelw.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Seria bom a citação de fontes ou mesmo o depoimento de profissionais especializados. Sem desmerecer o trabalho da estudante mas... a pesquisa de uma acadêmica do segundo período não inspira muita confiança... mas toda a informação tem a sua utilidade, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. EU TODOS OS DIAS O MEI PEQUENO ALMOÇO E UM IOGURTE COM SERIAIS E UMA COLHER DE SOPA DE CHIA E LINHAÇA E PO SERA QUE ESTOU A FAZER BEM ME RESPONDA POR FAVOR BJS

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...