segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Erva Doce, veja todos seus benefícios!

Você tem o hábito de consumir Erva doce? Utiliza-la em receitas, preparações do dia a dia? Se não tem, pode começar a usar!! Além de ela trazer mais sabor a comida, ela tem uma serie de benefícios para a saúde!

Vamos ver quais são esses benefícios??
Vitaminas e Minerais
É rica em vitamina A, vitamina C e minerais como: cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. 

Contra Envelhecimento
Contém substâncias antioxidantes que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. 

Reduz Inflamação 
Os flavonoides aumentam o nível de glutationa, nossa principal defesa antioxidante, sendo também um supressor eficaz da inflamação crônica. Saiba mais sobre a erva-doce.

Agora você já sabe, pode usar mais Erva Doce!

Que tal uma Receita?

Salada Refrescante:


Ingredientes:
·                   ½ Talo de Erva doce
·                   Rabanetes com folhas (Cortados ou passados no processador com um pouco de talo e folhas)
·                   Limão Siciliana
·                   Colheres de Azeite
·                   Sal a Gosto

Modo de Preparo
1.            Pegue a erva doce e os rabanetes, fatie em um processador ou pique com uma faca (Bem Fino)
2.            Em uma travessa coloque a erva doce, o rabanete e esprema um limão Siciliano (pode ser outro limão sim, mas...) coloque sal e azeite mexa e sirva.
3.            Coloque umas fatias do limão no meio da salada (serve para decorar e dar mais personalidade)
4.            Bom Apetite.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

7 alimentos detox essenciais para a nossa dieta

Alimentos detox ajudam o corpo na eliminação de toxinas e metais pesados que temos contato no dia dia. Se não damos um suporte detox ao corpo através da alimentação, ele vai ficando sobrecarregado e é muitas vezes daí que surgem as doenças. Temos uma grande variedade de alimentos detox e aqui separei uma listinha com os que considero bem importantes:
Maçãs
As maçãs são cheias de nutrientes como fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, tais como D-Glucarate, flavonóides e terpenóides. Todas estas substâncias são usadas no processo de desintoxicação. Os flavonóides ajudam a estimular a produção de bile, fundamental para desintoxicar. As maçãs são também uma boa fonte de pectina, a fibra solúvel, que pode ajudar na eliminação de metais e aditivos alimentares de seu corpo. Tem uma receita deliciosa de torrada francesa com maçã aqui no blog que é ótima para aquele longo e caprichado café da manhã de domingo.
Beterraba
A beterraba possui boas quantidades de vitaminas B3, B6, C e beta-caroteno, além de vários minerais como ferro, magnésio, zinco e cálcio, todos fundamentais para promover a desintoxicação e eliminação das substâncias nocivas ao organismo. A beterraba também otimiza a função da vesícula biliar e do fígado, órgãos fundamentais para a quebra e a eliminação de toxinas. A elevada quantidade de fibras melhora na digestão e colabora na eliminação de resíduos corporais.
Alho
Todo plano de desintoxicação deve ter um pouco de alho: é um antiviral poderoso, anti-séptico e antibiótico. Promove a elimininação destes microorganismos patogênicos e pode reduzir as toxinas produzidos pelo seu corpo. O alho contém compostos sulfúreos, o que o torna um alimento essencial na desintoxicação.
Limão
Quem não gosta de limão? Essa fruta maravilhosa estimula a liberação de enzimas e ajuda a converter toxinas em uma forma solúvel em água que pode ser facilmente eliminada do corpo. Beber suco de limão no início da manhã alcaliniza o organismo, o que  vai ajudar a equilibrar a acidez e melhorar a eleiminação de toxinas pelo corpo.
Semente de linhaçaConsiderada como um “superalimento”, a semente de linhaça colabora para a desintoxicação! Por ser uma maravilhosa fonte de fibra, a linhaça contribuiu para a eliminação de toxinas a partir do trato gastrointestinal. Além disso, contém ômega 3 que proporciona vitalidade e melhores reações de eliminação. Consuma duas colheres de semente de linhaça batida com suco ou no meio das refeições.
AlgasEste alimento incrível possui poderosos antioxidantes que ajudam a alcalinizar o sangue e fortalecer o aparelho digestivo. O algina presente nas algas absorve as toxinas do aparelho digestivo e oferece uma diversidade de minerais, contendo quase todos os minerais encontrados no oceano.
Curcuma ou Açafrão da TerraA curcumina é o ingrediente ativo nesta especiaria, dando a sua cor amarela. A atuação da curcuma nas vias de eliminação de toxinas é muito presente. Esta especiaria é muito usada na medicina natural para tratar distúrbios do fígado e disfunçoes digestivas. É possível fazer várias receitas com ela e uma delas é essa deliciosa sopa de lentilhas com um tempero diferente e delicioso.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Tilapia com Crosta de Gergelim e Castanha

Quem me conhece sabe que eu amo receitas práticas e fáceis e é logico, saudáveis. Uma receita que já tinha visto algumas vezes e não tinha certeza se seria bem fácil foi essa: Peixe com crosta de castanhas e gergelim. Mas resolvi testar! Minha surpresa foi ver que a receita foi super rápida!
E é o tipo de receita que da pra fazer pra semana.

Benefícios:
Rico em proteína e pouca gordura:
O peixe é uma ótima opção pra quem quer consumir proteína e não quer exceder na gordura.

Vitamina D
Um nutriente que atua como um hormônio esteróide, e do qual muitas pessoas não possuem o suficiente.

Vamos a Receita?
Tilapia com Crosta de Gergelim e castanhas
Ingredientes
  • 500g de peixe tipo saint peter
  • 2 limões
  • salsinha a gosto
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • o quanto baste de gergelim,
  • 2 punhados de castanhas (pode usar outras nuts também, como nozes, amêndoa, macadâmia, etc..)
Preparo:
Pré aqueça o forno a 180º.
Coloque em um prato um pouco do gergelim e as castanahas, Retire o peixe da geladeira e coloque delicadamente em cima do gergelim, vire o peixe, e coloque dos dois lados.  Na sequência coloque o peixe na forma, caso ainda tenha espaço sem gergelim, pegue um punhado com as mãos e despeje nos buracos, não esqueça de cobrir a forma com papel alumínio.
Leve o peixe ao forno por aproximadamente 25min, retire o papel alumínio e deixe dourar um pouquinho.
E pronto o seu peixe estará pronto e delicioso.

Em uma travessa, ou saquinho para legumes, tempere o peixe com suco de 2 limões, sal, pimenta do reino, salsinha e azeite. Deixe marinar na geladeira por 10 minutinohs.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Alimentos Naturais que Aumentam a Saciedade

Sabe quando você acha que comeu “bem”, mas minutos depois já está com fome de novo? Se você é fã de produtos refinados como biscoitos, pão francês, macarrão feito com farinha branca (e por aí vai), já deve ter visto esse filme um milhão de vezes! E o pior é que, além de não nutrirem o corpo, esses produtos fazem a gente sentir fome antes da hora, e de brinde, ainda trazem uns quilinhos-extra que logo apontam na balança. Quer saber como resolver isso? Fique de olho nesses alimentos naturais que que deixam satisfeito de verdade e ajudam a manter o peso em dia.


1 - Aveia: por ser rica em fibras, ela diminui a velocidade de digestão, fazendo com que a fome demore mais para voltar. Além disso, elas ajudam a diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso organismo, o que também é muito bom pra quem deseja “fazer as pazes com a balança”;

2 - Arroz Integral: contém triptofano, um aminoácido que ajuda na produção da serotonina (responsável pela nossa sensação de bem-estar e pelo controle da compulsão por comida);

3 - Linhaça: ela aumenta o tempo em que os alimentos permanecem no estômago, pois absorve água e forma um “gel” que dá a sensação de saciedade. Também é fonte de ômega-3, um antiinflamatório natural, que ajuda a reduzir gorduras “inflamatórias” do corpo, como a da região da barriga. Dica: 1 parte de linhaça triturada + 1 parte de fibra de trigo + 1 parte de gergelim triturado; polvilhe 1 a 3 colheres (sopa) dessa mistura em saladas, sucos, vitaminas etc (pode guardar tudo em um pote e usar por até 3 semanas);

4 - Folhas verde-escuras: esse time é campeão, pois além de ricas em fibras, elas fazem com que a gente mastigue mais e coma menos. Não deixe que elas fiquem de fora do almoço nem do jantar. E uma dica sustentável é: não desperdice os talos e as folhas dos vegetais; além de ajudar o meio ambiente, você ganha uma dose extra de nutrientes e fibras;

5 - Castanha do Pará: por estar repleta de gorduras de boa qualidade, ela ajuda a matar aquela fominha que dá nos intervalos das refeições. Por também ser rica em selênio, ajuda a tireóide (glândula que controla o metabolismo e o peso) a funcionar bem.
E cá entre nós, a gente não pode deixar de dizer que comer esses alimentos não é tudo na hora de controlar a saciedade e o peso. Alguns detalhes fazem toda a diferença, como por exemplo, comer a cada 3 horas. Sem isso, o metabolismo fica lento e a fome vem dobrada na refeição seguinte. Resultado? Mais comida no prato e mais peso na balança...

Fonte: Mãe Terra

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Água de Coco e seus Benefícios!

A água de coco apresenta principalmente potássio e sódio, além de magnésio, vitamina C e frutose em sua composição, podendo ser considerada um isotônico natural.
Antioxidante
Sua composição em  vitamina C a torna uma bebida com poder antioxidante, combatendo os radicais livres no nosso organismo – em 100ml são 2,4mg de vitamina C.


Vale lembrar que os radicais livres são formados constantemente no nosso organismo devido reações fisiológicas que acontecem em situações básicas da nossa rotina (respiração, atividade física e alimentação, por exemplo).
Desta forma, precisamos sempre consumir alimentos fontes de antioxidantes para combater a produção excessiva desses radicais, os quais ocasionam o envelhecimento celular.

Diminui Retenção de Líquidos
A água de coco pode ser utilizada em sucos diuréticos, detoxficantes e antioxidantes.
Além dessa vantagem, ela apresenta alta composição em potássio (são 162mg em 100ml de água de coco), favorecendo a eliminação de líquidos, o que também auxilia na diminuição de retenção de líquidos.
Como consumir?As combinações podem ser feitas com frutas (abacaxi, maçã, melão ou kiwi, por exemplo), folhas (couve, hortelã ou salsinha) e até legumes (cenoura, salsão e beterraba).

DICA!!!
Bater água de coco com hortelã e armazenar em cubos de gelos podem ser tornar opções de gelos digestivos e super refrescantes para os dias quentes.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Berinjela, aliada da saúde e emagrecimento!

Muitas vezes esquecida na cozinha, a berinjela é uma verdadeira coringa para quem pretende consumir mais fibras e ainda perder peso. Vegetarianos e veganos já descobriram neste vegetal uma ótima alternativa ao consumo da proteína animal. As fibras ajudam na regulação da glicemia, evita picos de glicose no sangue, promove a saciedade e ajuda a reduzir gordura.


Levinha
Considerado um alimento funcional, tem baixo teor calórico – apenas 30 calorias para cada 100 g. Por isso, funciona muito bem para dietas que visam o emagrecimento, ou mesmo aquelas que ajudam a diminuir o colesterol e controlar o diabetes.

Antioxidante
Além disso, o vegetal é rico em diversos outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como vitaminas A, B1, riboflavina, niacina e ácido ascórbico, e contém flavonoides, como as antocianinas, que são antioxidantes que protegem o organismo contra radicais livres.
Colesterol
Ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e relaxam os músculos cardiovasculares. Pode ser consumida in natura, e sua farinha também pode ser adicionada em diversas receitas culinárias, além de poder ser batida com frutas e água de coco.

Suco de laranja com berinjela é riquíssimo em fibras, que auxiliam no controle da fome, dos níveis de glicose e colesterol e promovem a saciedade e auxiliam no correto funcionamento do intestino. O suco pode ser consumido de três a quatro vezes na semana dentro de uma dieta equilibrada.

Fonte: Dieta Já

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Snack de Grão de Bico

Sanck de Grão de Bico
O grão de bico é um alimento muito bom. Ele é rico em proteínas, e possui alguns minerais, como calcio, ferro e magnésio e vitaminas importantes, tais como as do complexo B, boa fonte de fibra e ainda é uma boa opção para vegetarianos e veganos de plantão!


Ele é bem versátil,  pode ser usado como uma patê, chamado Homus, típico da comida árabe, também pode ser consumido como o feijão, em sopas e o mais legal que irei passar pra vocês hoje é o seu consumo em forma de Petisco.
Ontem fui a um restaurante e comi o grão de bico assim tipo petisco, bem crocante, e fiquei morrendo de vontade de comer de novo!
O que eu fiz?
Fui correndo procurar na internet receitas de como fazer esse snack maraaaaaa!! E então? Encontrei nun site super legal, chamado: Temprero Alternativo !!! Vamos lá a receita?

Snack de Grão de Bico

INGREDIENTES:
3 xíc. de grão de bico cozido 3 colheres de sopa de óleo vegetal 1 colher de sopa de cominho em pó 1 colher de sopa de páprica doceSal a gosto

1. Comece preaquecendo o forno a 200 °C;
2. Escorra a água do grão de bico numa peneira, quanto mais seco ficar será melhor;
3. Transfira para uma assadeira antiaderente e regue com o óleo. Tempere com o cominho, a páprica doce e o sal a gosto. Misture bem os temperos usando uma espátula ou mexendo a assadeira em movimentos de vaivém;
4. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos a 200 °C. No meio do tempo chacoalhe a assadeira para impedir que os grãos grudem no fundo. Retire do forno e adicione mais sal se necessário. Guarde em potes com fecho hermético.


COMO FAZER:

DICA: Consuma logo em seguida enquanto estão quentinhos e crocantes. No dia seguinte vai estar um pouco mole.

Beijos e bom apetite!!!

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