segunda-feira, 28 de julho de 2014

Farinha da Berinjela, eficaz no emagrecimento.

Olá pessoal, tudo bom? Hoje irei falar sobre a Farina da Berinjela, você sabia que ela ajuda a emagrecer, reduzir o colesterol e ainda a saciar a fome? Veja o porque no texto a seguir:

A berinjela é um dos vegetais mais ligados ao emagrecimento. E além de ser usado in natura em saladas ou inteiro em preparações, como camada de lasanhas, por exemplo, ele ainda pode ser apresentado no formato de suco, chá e farinha. Mas entre esses derivados, acredita-se que a farinha da berinjela seja a que mais mantenha suas propriedades originais. Tanto que alguns estudos indicam que a ingestão regular da farinha seja mais eficaz no emagrecimento e diminuição dos níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos. 
Não existe uma tabela nutricional oficial da farinha de berinjela e sua composição pode variar muito de acordo com a marca ou a forma como ela é produzida.
Acredita-se que a farinha de berinjela contenha os nutrientes em que o vegetal é rico, como vitamina B3 (niacina) e vitamina C, por exemplo. Porém isso ainda não foi estudado e estabelecido. 
A maior vantagem da farinha de berinjela está na sua alta composição de fibras. Para se ter uma ideia, são indicadas 55 gramas de fibras ao dia em uma dieta de 2 mil calorias diárias. A farinha de berinjela apresenta 6,8 gramas em uma porção de uma colher de sopa (15 g), ou seja, equivale a 27% desse valor.
Por outro lado ela é bem pobre em gorduras, contendo apenas 0,3 g a cada 15 g. Como precisamos consumir no máximo 55 gramas de gordura ao dia, uma porção supre apenas 0,5% da quantidade desse macronutriente que precisamos ao dia.
Portanto percebe-se que sua grande vantagem é a quantidade de fibras e pouca gordura!
Veja uma receitinha com ela a seguir:

Bolo de Aveia, Maçã e Passas de Uva

Ingredientes

2 maçãs sem casca e sem semente picadas
1/2 xícara de passas de uva sem semente
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara de suco de limão
1/2 xícara de margarina sem sal
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de farinha de grão de bico
½ xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de farinha de berinjela
1 xícara de aveia em flocos finos
1 xícara de água morna
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos inteiros 

Preparo

Em uma tigela, junte as maçãs, as passas, a canela e o suco de limão. Reserve. Bata a margarina, o açúcar e os ovos até formar um creme. Acrescente um pouco da água, a farinha de grão de bico, a farinha de arroz e a farinha de berinjela e a aveia. Misture e observe a consistência (não pode ficar muito mole). Se necessitar coloque o restante da água. Acrescente a mistura com as maçãs e mexa bem. Por último acrescente o fermento e misture lentamente sem bater. Leve ao forno para assar.

Para mais dicas e receitas, me segue lá no Instagram: @marcelasansonenutri

Fonte: Site Minha Vida e Cantinho Vegetariano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...