quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Receita: Spaguetti de Pupunha com Molho de Tomate

Olá Pessoal, tudo bom?
Hoje é dia de receita!! Viva! =)
E vou ao estilo Confort Food! Sabe aquela comida que te trás boas lembranças de momentos agradáveis com pessoas queridas? Aquela comida de vó, ou a tipica comida de domingo. Isso é confort food.
Uma das preparações mais lembradas quando penso em Confrt Food é o Spaguetti. Eu tinha uma Tia-Avó que era cozinheira de mão cheia e quase todo domingo íamos na casa dela comer o Famoso Macarrão da Iéia (esse era o apelido dela, nem me pergunte como foi criado!! Rsrsrs). Era um simples Spaguetti com Molho de tomate e carne moída, mas ela colocava tanto tempero natural que ficava divino, me recordo do cheiro do macarrão até hoje.
Bom, voltando ao Confort Food, tentado trazer a sensação do confort food, sem extrapolar, nem sair da linha, mantendo a saúde eu apresento a vocês o Spaguetti de Pupunha.
Pupunha é basicamente uma parte mais "refinada" do palmito normal, ela se difere por ser mais consistente e um pouco mais escuro. Para a receita, utilizaremos a pupunha crua. Que é bem dura, e bem diferente daquele palmito em conserva que encontramos no super-mercado, e tem bem menos sódio! =)
As vantagens do spaguetti de pupunha em relação ao natural é que, a pupunha não tem a farinha de trigo, é um alimento de verdade e bem mais leve que o spaguetti de trigo, ah, e só tem um ingrediente em sua composição: A própria Pupunha!

Vamos a receita??

Ingredientes:
200 g de spaguetti de pupunha (comprei o pronto, mas você pode comprar a peça da pupunha e desfiar fazendo um macarrão, aqui neste site tem uma dica boa com fotos de como fazer: Cozinha da Cuca
4 tomates médios - 600g
2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol - 20g
½ xícara (chá) de ervas frescas (salsinha, manjericão e cebolinha-verde) picadas - 20g
2 colheres (chá) de gengibre ralado - 4g
2 colheres (chá) de pimenta dedo-de-moça em pedaços bem pequenos - 4g Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Elimine os pedúnculos dos tomates, parta-os ao meio e descarte as sementes. Pique a polpa em pedaços pequenos.
3. Coloque em uma panela os tomates, a metade do azeite de oliva, as ervas, o sal e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo

e refogue por 5 minutos. Retire do fogo e reserve.
4. Em uma panela com 1 litro de água fervente, adicione o palmito pupunha, o gengibre, a pimenta-dedo-de-moça e o sal. Deixe cozinhar por 3 minutos ou até ficar al dente. Retire do fogo e escorra a água.

5. Montagem: Arrume o palmito pupunha nos pratos, regue com o azeite de oliva restante e sirva com o molho de tomate.  Decore com manjericão.

Rendimento: 4 porções de 205 g
Tempo de preparo: 25 minutos 


Receita Adaptada do Site: CyberCook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...