terça-feira, 22 de outubro de 2013

Porque Prefiro Evitar Leite e Derivados?

Leite e derivados tendem a fazer mal à maioria das pessoas, porque além de terem proteínas próprias para o desenvolvimento de um outro animal, que não o homem, são produtos altamente industrializados.
A alimentação hoje se divide em duas grandes partes: alimentos de verdade e produtos alimentícios, que são falsos alimentos empacotados como se fossem comida
A pessoa que consome produtos lácteos todos os dias, e tem sintomas como:
Dor de cabeça, 
Sinusite, 
Corrimento, 
Intestinos irregulares,
Alergias,
Dermatite e 
Asma.
Pode se sentir maravilhosamente melhor se passar 3 dias sem eles. Aí poderá avaliar a influência que exercem em seu corpo e mente. Até os pensamentos clareiam sem laticínios – e sem açúcar, que hoje em dia todo mundo sabe que faz mal.

E o que consumir no lugar do leite?
A primeira coisa quando nos deparamos com a necessidade de retirar o leite é pensar: E agora? O que vou comer? 
Está é uma preocupação comum e super compreensível, mas a boa notícia é que existem alternativas para o leite e hoje em dia temos diversas opções.

O leite representa conforto, associamos muito ao carinho de mãe e ao quentinho antes de dormir, por isso podemos consumir opções parecidas, porém sem lactose. Alguma delas são os leites vegetais, como leite de castanhas, leite de arroz, e tem até o leite de amendoim. E o mais bacana é que podemos fazer ele em casa. Olha a receitinha ai:

Leite de amêndoas caseiro sem lactose e vegano
1 xícara de amêndoas in natura

4 xícaras de água filtrada/fervida ou água de coco – eu usei água de coco

De um dia para o outro deixe suas amêndoas de molho em um recipiente com água filtrada/fervida e cubra com um paninho ou algo assim. O ideal é deixar elas pelo menos 8 horas de molho. A quantidade de água deve ser o suficiente para cobri-las.

Escorra a água e coloque as amêndoas no liquidificador. Adicione as 4 xícaras de água filtrada/fervida ou a água de coco e bata bem. Eu gosto de fazer com água de coco que deixa o leite mais docinho. Mas faça como preferir, os dois jeitos são ótimos!


Aí você pega um recipiente e com uma peneira ou um pano fino e limpo (por favor né!) coe o leite. Prontinho!! Ai ta pronto pra consumo!

Bom, agora você já tem uma ideia do porque não devemos consumir o leite e tem alternativas viaveis de consumo! Super bacana, não é mesmo!

Beijinhos

Texto adaptado de : Sonia Hirsch

27 comentários:

  1. Amo leite, há alguns anos reduzi muito o consumo, devido cristais renais, mas tomo um copo por dia, espero que não me faça tanto mal !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, eu pessoalmente acharia melhor você retirar este leite, e substituir por outras opções!!! Principalmente pelos cristais renais!

      beijinhos

      Excluir
    2. Oi Marcela,descobri a pouco tempo que tenho intolerância a lactose e estou me adaptando sem o leite,o leite de amêndoas pode ser aquecido normalmente,no caso de ter que fazer um creme por exemplo???

      Excluir
  2. adoro tomar um leite com cafe pela manha e a tarde, mas estou tendo muitas espinhas que ficam inflamadas mas não estouram... dai o Dermato pediu parar evitar o leite e seus derivados.. ja fiz uma restrição muito grande quando amamentei meu filho que era alérgico ao leite, a soja, hoje ele nao tem mais alergia mais não gosta de leite, então vou voltar a excluir o leite da minha dieta, mas se eu tomar o leite de soja é muito ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leite de soja tem se mostrado não tão benéfico a nossa saúde. Ele tem gerado alergias, e intolerâncias em algumas pessoas. Além de poderem agir como estimulantes da maturação sexual em crianças, ou seja, podem estimular a menarca precoce e até aumentar hormônio feminino em meninos!

      Por isso, recomento o consumo de leites vegetais, ou leite sem lactose. E se for consumir a soja, prefira ela na forma de todu ou misso!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Eu tbém gostaria de saber se pode substituir o leite de vaca por leite de soja .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leite de soja tem se mostrado não tão benéfico a nossa saúde. Ele tem gerado alergias, e intolerâncias em algumas pessoas. Além de poderem agir como estimulantes da maturação sexual em crianças, ou seja, podem estimular a menarca precoce e até aumentar hormônio feminino em meninos!

      Por isso, recomento o consumo de leites vegetais, ou leite sem lactose. E se for consumir a soja, prefira ela na forma de todu ou misso!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. achei muito cruel essa exclusão do leite de vaca sem que haja uma intolerância ou alergia, também sou da área de nutrição e pelo que vejo ainda há muito o que se estudar nesse assunto. Acredito que a diminuição também pode trazer benefícios ao invés de excluir, afinal, o leite sem lactose ou a opção caseira que você mesma ensinou sairá um pouco ou muito mais caro no bolso mesmo avaliando os benefícios.

    ResponderExcluir
  5. achei um pouco radical ,eu acho que tudo em excesso faz mal outro dia li uma reportagem sobre o leite ,falando que ele é muito bom depois de atividade fisica ,acho que tudo que é comprado fora de casa é perigoso vc nunca sabe a origem ,demos que tomar cuidado e sempre que possível opta por coisas saudaves , ate porque cada pessoa é um jeito

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, tudo bom? Eu entendo que vocês possam ter achado um pouco radical! E acho fundamental sempre entendermos a individualidade de cada indivíduo! Por isso mesmo no título da postarem coloquei em primeira pessoa: "Porque prefiro retirar leite e derivados". Essa é uma conduta que prefiro ter com meus pacientes pois além de ver os estudos falando a respeito dos benefícios dessa exclusão, vejo resultados muito positivos em minha prática clinica! Além disso, sempre utilizei a homeopatia e aprendi com ela que a retirada do leite por alérgicos reduz consideravelmente sintomas de alergias! Claro que cada pessoa pode optar por uma conduta, mas na minha prática prefiro excluir o leite e os derivados! Mas respeito que não trabalhe desta forma! Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bacana se, ao final das postagens vc colocasse um link com os estudos científicos que mostram as questões mais polêmicas. Adoraria lê-los. E acho que as pessoas se sentiriam mais seguras ao enfatizar o embasamento ;)

      Excluir
    2. Leia o livro: leite alimento ou veneno
      Muito ilustrativo

      Excluir
  7. Olá Nutricionistas!!! Eu estou começando a ouvir mais sobre esse estudo sobre o leite. Porém, estou mercado da ÁGUA ALCALINA, Já ouviram falar???

    Pois é, quem estuda sobre a água sabe o mal que o cloro faz em nosso organismo. Em testes realizados por nossa empresa (Acqualive), vimos que muitos dos filtros do mercado não retira o cloro e fluor da nossa água (além de bactérias e metais pesados), assim, o PH é ácido na maioria das águas (inclusive de galões plásticos - contaminadas com Xenoestrógenos e Bisfenol A).
    E fizemos um teste cortamos o tomate e colocamos dentro de um recipiente de água da torneira, o tomate absorveu todo o cloro. Impressionante... e terrível!!!

    Como a Marcela sugere que devemos colocar de molho em água (filtrada), gostaria de levantar essa questão: como está a água que você bebe?
    Saldações, Efigenia - www.acqualive.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcela.

    Adoro seus textos e os leio sempre atentamente. Quanto ao post de hoje, posso dizer que "tinha" uma "ligeira" intolerância à lactose. Digo "tinha", porque, por incrível que pareça, os sintomas desagradáveis que eu tinha (gases, intestino preso, e afins) desapareceram por completo depois que comecei a fazer uso DIÁRIO de, ironicamente, um derivado do leite: o KEFIR. Com os preciosos grãos, faço em casa um iogurte de primeiríssima qualidade e ainda faço "cream cheese" caseiro, a partir do kefir coado. Deixei de comprar queijo fresco, pastinhas, ricota, etc. e o consumo daqueles lactobacilos devolveu ao meu aparelho digestivo uma eficiência e um bem-estar sem preço. Pra quem não conhece, recomendo uma pesquisa na internet sobre KEFIR que, segundo consta, não há contra-indicações.

    Marcela, gostaria de saber a sua opinião sobre isso.

    Saúde a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querida!!! Que bom que gosta!! Esse é o intuito!! =)

      O Kefir é realmente ótimo, e apesar de ser derivado do leite, como foi fermentado, há um quebra das proteínas do leite e ao entrar em contato com as bactérias benéficas ele cria se transforma em um composto ótimo para nosso organismo, especialmente para nosso intestino. Agindo com um restaurador da flora intestinal. E pelo jeito foi ótimo para você!! Não é mesmo?!
      Portanto pode continuar consumindo, sem problemas! Eu só recomendo que fique atenta ao fornecedor do kefir, e ao prazo de validade, pois ele estraga com muita facilidade, por ser bem perecível!

      Beijinhos Nutritivos!

      Excluir
    2. Oi, Marcela, obrigada pela atenção.

      Quanto ao kefir, não tenho fornecedor, eu mesma fermento o leite em casa com os sudáveis grãos de kefir que crescem e se multiplicam continuamente. Crescem tanto, que, uma vez por semana, descarto alguns ou faço doação aos conhecidos.

      Mais uma vez, muito grata por tudo.

      Abraços kefirianos.
      rsrsr

      Excluir
    3. Perfeito!! =)

      beijinhos Keririanos! Rsrs!

      Excluir
  9. Oi Marcela! Tudo bem?
    Gostaria de saber se o leite de amêndoas pode ser considerado fonte de proteínas.
    Quais os nutrientes que ele fornece?

    Obrigada!!

    Parabéns pelo seu blog!! É muito completo e esclarecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,tudo bom e com você?
      A amêndoa como alimento em sua forma natural já é um alimento rico em proteínas, portanto o seu leite pode ser considerado com alto teor de proteínas, mas não uma fonte de proteínas. As oleagenosas, assim como a amêndoa são ricas em vitamina E (bem antioxidante), e Omega 3 (ótimo para o coração)

      Obrigada! biejinhos Nutritivos!

      Excluir
  10. Olá Marcela. Parabéns pelo blog. Bem legal. Foi bom aprender sobre a opção do leite de amêndoas, pois além do que você mencionou sobre o tradicional leite de vaca, tem um artigo no blog www.saudeesabedoria.wordpress.com que é simplesmente impressionante ("Evitando Cavalos de Troia") e acredito ser importante todos lerem.

    A informação sobre o leite está junto a outras tantas que descrevem uma série de "armadilhas", muitas até que você vem também se referindo aqui.

    Força com seu trabalho, pois ele é importante para uma sociedade que é carente de informações credíveis sobre o que realmente se vende nas gondolas dos supermercados.

    Fraterno abraço.
    Daniel B.

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcela, em primeiro lugar parabéns pelo blog fantástico.
    Em 2011 deixei de consumir leite e comecei a consumir kefir , uma amiga deu me os grãos eu mesma fermentava o leite em casa ,mas mas com o inverno frio cá em Portugal não me era muito agradável a bebida fria.
    E o kefir acabou por morrer, comecei a beber leite de aveia mas é caríssimo...
    até que comecei a fazer em casa, fica muito saboroso, e económico nem se fala.
    Gostaria de saber se é uma opção correta e saudável?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Leite de amêndoas caseiro sem lactose e vegano
    1 xícara de amêndoas in natura

    4 xícaras de água filtrada/fervida ou água de coco – eu usei água de coco

    De um dia para o outro deixe suas amêndoas de molho em um recipiente com água filtrada/fervida e cubra com um paninho ou algo assim. O ideal é deixar elas pelo menos 8 horas de molho. A quantidade de água deve ser o suficiente para cobri-las.

    Escorra a água e coloque as amêndoas no liquidificador. Adicione as 4 xícaras de água filtrada/fervida ou a água de coco e bata bem. Eu gosto de fazer com água de coco que deixa o leite mais docinho. Mas faça como preferir, os dois jeitos são ótimos!


    Aí você pega um recipiente e com uma peneira ou um pano fino e limpo (por favor né!) coe o leite. Prontinho!! Ai ta pronto pra consumo!

    ResponderExcluir
  13. ótimo texto!
    tenho renite e parei de tomar leite há uns 4 meses, me sinto ótima!
    passa a receita do leite com amendoim pra gente por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dot!!! Que bom ter uma experiência positiva comprovada!! =)

      A receita esta ai no post, no final do texto! Corre lá pra olhar!!

      beijos

      Beijos

      Excluir
  14. Os leites vegetais podem ser aquecidos?

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...