terça-feira, 8 de outubro de 2013

Equilíbre Suas Emoções: Pensamento Obsessivo, a Digestão e a Gastrite

Continuando o Tema das Emoções com o funcionamento pleno do corpo irei abordar um assunto bem delicado: Comportamento Obsessivo. De acordo com a Medicina Chinesa, o estado emocional patológico ocorre quando há fixação em uma única emoção – a tristeza, a raiva ou a ansiedade e a preocupação, por exemplo. O que representa bem um comportamento obsessivo, a FIXAÇÃO EM UM SENTIMENTO ou COMPORTAMENTO. 
A maioria das pessoas não é Obsessiva, mas tem comportamentos obsessivos, como por exemplo uma irritação constante com algo, ou uma tristeza prolongada. E por mais que você tenha consciência deste comportamento, muitas vezes não consegue se livrar dele. E ele fica te perseguindo durante um longo período.

Qual é a consequencia do comportamento Obsessivo?
O grande problema de manter um comportamento, pensamento ou um sentimento fixo é o efeito negativo que o acumulo irá gerar no organismo. 
 Há uma máxima chinesa que diz: “A permanência exagerada em um estado emocional pode lesar órgãos internos, assim como a lesão de órgãos internos pode gerar estados emocionais alterados”.
 O grande benefício do tratamento de transtornos emocionais com a Medicina Chinesa e na Nutrição Funcional é o de que não importa o que vem antes, ambas as facetas do transtorno serão tratadas simultaneamente  E com a reeducação nutricional a mudança começa a ser natural, pois você já percebeu o problema e começou a se abrir para ele. 

Gastrite e Comportamento Obsessivo:E se tentarmos encontrar uma relação entre uma doença ou um incomodo corporal e o comportamento Obsessivo temos um exmplo que é o primeiro da lista: A Gastrite! Quando uma pessoa fica pensando fixamente em algo, a gastrite logo surge. Mas porque??

O Trato Gastrointestinal possui um sistema nervoso próprio chamado Sistema Entérico. Este, por sua vez, é formado por uma série de células nervosas e neurônios que possuem ligação direta com o sistema nervoso central e o cérebro. Justamente por isso é possível observar que grandes flutuações de humor e emocionais interferem em uma reação do estômago. Em pesquisas realizadas há alguns anos, o estômago e o intestino foram, inclusive, chamados de o segundo cérebro do corpo humano.

Portanto quando a pessoa tem um comportamento obsessivo ou um pensamento fixo em algo o primeiro orgão que irá ser prejudicado é o Estômago. Então fica a dica, começou a sentir uma dor no estômago, pare, se perceba e avalie se você não está sismado demais com algo, ou com um pensamento fixo na sua cabecinha!! A partir de então, busque sua própria solução, encontre caminhos que lhe ajudarão a sair deste estado de espirito, como já disse a mudança de comportamento alimentar pode ser um caminho direto para essa mudança; 

Beijinhos

2 comentários:

  1. Passo por isso, adquiri uma doença autoimune.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, sou um grande apaixonado pela cultura e medicina oriental, leio tudo que posso, e, nunca vi alfo ter tanto sentido. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...