segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alimentação correta para estudantes em época de Vestibular.


Uma fase da vida bem complicada é a época de vestibular. Os jovens ainda cheios de dúvidas e inseguranças são obrigados a decidirem qual será seu futuro e o que desejam fazer para o resto da vida. Além disso, ainda precisam disputar com milhares de outros jovens por uma vaga no curso escolhido, que muitas vezes pode ser bem concorrido. E para passar nesta vaga o que é necessário? ESTUDAR e manter o cérebro descansado e bem ativo.
Eita tarefa difícil, hien?!
O que pretendo hoje, é mostrar como a alimentação pode ajudar nesta etapa.
“Antes de iniciar gostaria de lembrar algo muito importante. A alimentação é apenas mais um fator que junto com outras atitudes, como prática de atividade física, equilíbrio da sua mente, redução da ansiedade, uma boa noite de sono, irá contribuir para um melhor desempenho para o estudante”.
 Bom, então vamos lá falar de boa alimentação:
O primeiro ponto é pensar no foco, concentração e sono. Ou seja, quais alimentos e atitudes ajudam a diminuir a dispersão e manter te manter mais focado?

Atitudes para manter o foco concentração e ânimo:

Tome um BOM café da manhã,
No inicio do dia precisamos de energia para ser gasta durante todo o resto do dia.”

Coma de três em três horas.
“Quando você fraciona as refeições, não falta energia para o cérebro trabalhar — e o corpo não produz ácido lático a ponto de causar a sonolência diurna. Isso porque o organismo consegue manter constantes os níveis de glicose no sangue, que é o resultado da digestão

Alimentos para manter o Foco:
Café, chá preto ou chá verde. – Em quantidades adequadas!
Esses alimentos contém cafeína, pertencente ao grupo das xantinas junto com o cacau. A cafeína estimula o sistema nervoso central, melhorando a concentração. Mas cuidado. Tome apenas 1 xícara no café da manhã. Mais do que isso, poderá gerar efeito tóxico, gerando taquicardia e insônia. E originando uma reação contrária ao esperado. Em relação ao Chá verde, o seu consumo pode ser um pouco maior. Em torno de 1 litro também no período da manhã.


Alimentos integrais.
Pães integrais, arroz integral, macarrão integral, aveia, linhaça, amaranto, quinua, granola. Todos esses alimentos são ricos em vitamina do complexo b, que ajudam a melhorar o pique e a disposição e ainda fazem parte da formação de neurotransmissores, responsáveis pelo funcionamento do cérebro.





Linhaça ou óleo de peixe: o omega-3, encontrado na linhaça, é um tipo de gordura que constitui o cérebro, por isso é importante no bom funcionamento da mente. Melhora também a circulação, melhorando a chegada de oxigênio no cérebro, dando mais ânimo.



Maçã: além de fonte de frutose, na maçã encontramos o ácido málico que tem papel no ciclo de Krebs e na produção de energia.

Antioxidantes:


É importante manter a integridade do cérebro, impedindo ao Maximo a morte das células cerebrais, para isso o consumo de alimentos ricos em antioxidantes é fundamental. Antioxidantes são nutrientes que combatem e neutraliza os radicais livres. As armas primarias desta luta são as vitaminas C e E, carotenoide e o selênio mineral.
Muitos alimentos são fontes ricas de antioxidantes. 




Os carotenoides são encontrados na laranja e vegetais folhosos tais como cenoura, batata doce, couve e espinafre. A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas e vegetais como brócolis e pimenta. A vitamina E é encontrada em sementes e castanhas, bem como o feijão e óleos vegetais, o selênio está presente em frutos do mar grãos e castanhas do Pará.


Agora, se planeje e adote novos hábitos para facilitar seu dia. E se quiser uma ajuda mais específica venha me procurar!!! Podemos trabalhar juntos para te ajudar!

Beijos Nutritivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...