terça-feira, 22 de maio de 2012

Como a Geração de Jovens se comporta na cozinha?


Um detalhe curioso por nós observados acaba de ser publicado em um estudo da Universidade de Michigan. O autor analisou o comportamento de um grupo de jovens nascidos entre 1964 e 1981, a chamada geração X e observou que eles estão muito mais envolvidos com a compra e o preparo dos alimentos em relação às suas gerações passadas. Nos Estados Unidos, essa característica descrita parece envolver homens e mulheres, embora a atitude masculina chame a atenção por ser mais significativa. Eles estão cozinhando duas vezes mais que seus pais.
Outro detalhe interessante entre as pessoas de 30 a 48 anos que compõem essa geração é a volta ao prazer de comer juntos. Entre familiares e amigos. Na verdade, cozinhar passou a ser um grande barato, gerando o inusitado interesse por leituras de culinárias e programas de televisão que abordam o tema. Além disso, o assunto passou a ser motivo de bate papos entre eles, com trocas de experiências e dicas de receitas.
No Brasil, a mulher da geração X está vivenciando uma etapa anterior a essa. Ela ainda enfrenta as demandas profissionais comprometendo a maior parte de seu dia a dia nessas tarefas, restando-lhes muito pouco tempo para se dedicar à cozinha. Aliás, ela ainda prefere ficar bem longe do fogão, como que ainda traumatizadas pela vida de suas mães que só cozinharam. Já os homens, aprenderam a se divertir cozinhando e aqueles o faz, gozam de grande prestígio entre os amigos.
Entre nós, a geração X na cozinha é claramente comandada pelos homens. Apesar da mulher ainda cozinhar mais, são eles que vêm aprendendo a pilotar os fogões com arte e prazer. Como os autores da pesquisa de Michigan, nós também não ousamos perguntar quem lava os pratos... esse detalhe todos nós sabemos muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...