segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O papel da alimentação no Câncer de Mama.


O assunto escolhido hoje é considerado por mim de grande importância. O câncer de mama. No Brasil o Câncer de mama é o câncer mais freqüente entre as mulheres.
Mas porque devemos considerar a alimentação nestes casos? É importante levar em conta que 30% das causas de câncer são decorrentes de fatores dietéticos, ou seja, se as pessoas mantivessem hábitos alimentares conscientes é possível que tivéssemos uma redução na incidência nos casos de câncer de mama em até 30%.
Agora pare e pense. Estes dados não são suficientes para nos fazerem refletir e pensar até que ponto uma alimentação abundante de desregrada é válida apenas pelo prazer momentâneo? Prestem atenção, não estou sendo radical e alegando que devemos apenas comer coisas saudáveis e deixar o prazer de lado. Momentos de prazer são importantes na vida e a alimentação faz parte disso, mas tudo que é em excesso não traz benefícios para o nosso organismo. E ainda tenho mais um boa notícia, podemos tornar a alimentação saudável bem gostosa e atraente. Se você acompanha o blog, já deve ter visto várias dicas. Se ainda não viu, comece a acompanhar e se divirta! =)
Bom, voltando ao tópico do dia. O Câncer de mama. Vamos entender agora como a alimentação pode prevenir o surgimento desta doença!
Um alimento além de nutrir pode ser considerado Funcional, ou seja, pode exercer ações promotoras para o bom funcionamento do organismo, como redução e prevenção ao risco de doenças.
Quais alimentos são aliados?
Ômega 3
Estudos têm mostrado que o ômega 3 inibe a formação do câncer de mama, assim como as metástases. Por apresentar efeito inibidor da proliferação celular em linhagens de células cancerígenas do tecido mamário.
Ao se comparar países, nota-se uma redução na incidência de neoplasia mamaria (câncer de mama) naqueles que apresentam um maior consumo de ômega 3, principalmente de óleo de peixe, como os países asiáticos.
Fontes de Ômega 3:
Salmão, atum, sardinha, cavalinha, óleos vegetais (girassol, macadâmia, linhaça).

Fibras:
É fato que dietas ricas em fibras estão associadas com a alteração da flora colônica, ou seja, ajudam a regular o intestino. Além disso, a ingestão de frutas, legumes e verduras diariamente promove um equilíbrio corporal, tornando o funcionamento das células mais eficaz e correto.  Reduzindo desta maneira o risco de câncer. Para finalizar, alguns artigos científicos são convincentes ao demonstrar que mulheres com uma dieta rica em frutas e vegetais têm um risco reduzido em desenvolver Câncer de mama.

Vitaminas e Minerais:
Dentre todas as vitaminas e minerais os que merecem destaque são: As vitaminas antioxidantes (Vitamina A, C e E, assim como o folato e o selênio). O que as torna bem interessante é o fato de terem ação direta na vida e formação de células, por terem ação protetora contra os radicais livres, responsáveis:
1)      Pelos danos ao DNA,
2)      Regulação da diferenciação celular e , conseqüentemente
3)      Inibição do crescimento de células mamárias cancerígenas.
A vitamina antioxidante que eu considero a principal contra o câncer de mama é a VITAMINA A. Estudos demonstraram que ela bloqueia a fase inicial e previne um aumento de células com características de malignidade, principalmente do câncer de mama. Além disso, os carotenóides, têm ação de inibir um ativador pró-carcinogenes (citocromo P450).

O silêncio é outro que merece destaque, ele é componente de uma importante enzima antioxidante (glutationa peroxidase), que inibe de maneira direta a proliferação de células epiteliais.

O folato, esta envolvido na síntese e metilação do DNA, ou seja na formação e vida das células, várias frentes da nutrição e da medicina sugerem que altas doses deste mineral reduzem risco direto de vários tipos de câncer, incluindo o de mama.

Fitoquímicos
Um dos fitoquímicos mais estudado em relação ao Câncer de mama são os fitoestrogenos, principalmente a Isoflavona, as soja. Existem algumas opiniões contraditórias em relação a sua ação. Alguns estudos demonstraram ação protetora no desenvolvimento de tumores mamários, por competirem com estrogênios e também o tornando menos ativo. Porém, outras publicações afirmam que a isoflavona pode estimular a ação estrogêrnica, elevando crescimento celular.
Na minha opinião, o que considero válido é o consumo moderado deste alimento quando fermentado. “Então se for consumir soja, consuma na forma de tofu ou missô. E não há a necessidade de consumo diário, mantenha em sua rotina de maneira equilibrada. E se o câncer já foi diagnosticado, evite seu consumo!”
Outro fitoquímico bem interessante é a Lignana, presente na linhaça. A respeito da lignana, seu efeito no câncer de mama é positivo na prevenção e no tratamento. “Consuma diariamente a linhaça!”
Os isocianatos, encontrados nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve de bruchelas, apresentam também ação quimiopreventiva, ou seja são eficazes no tratamento do Câncer de mama. “Portanto seu consumo pode ser diário também”.

E finalmente o dialilssufeto, tico na cebola, alho, alho porró e cebolinha tem demonstrado ação super positiva na inibição de diferentes tipos de câncer, incluindo o mamário. Porém é ideal que eles estejam crus!

Portanto vamos fazer um resuminho:
Para evitar o câncer de mama consuma:
1)      Alho, cebola, cebolinha e alho porró
2)      Frutas, legumes e verduras, principalmente os de vermelhos, amarelos e alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão, morango, mirtilho, amora, damasco.
3)      As brássicas, brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas,
4)      Tofu e missô,
5)      Salmão, atum, sardinha, óleos vegetais (de linhaça, de macadâmia, de gergelim).


Fonte: PINHEIRO, R L, PADILHA, P C. O papel dos Alimentos Funcionais na Prevenção e Controle do Câncer de Mama, Revista Brasileira de Cardiologia, ed 50(3): p 251-260, Rio de Janeiro, 2004

2 comentários:

  1. Muito bom o post, hoje em dia a melhor prevenção é realmente uma alimentação saudável. Se me permite, gostaria de indicar este post relacionado:
    Principais Alimentos que Aumentam o Risco de Câncer
    http://www.noticiasnaturais.com/2014/07/principais-alimentos-que-aumentam-o-risco-de-cancer/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita fe e gracas a deus estou praticamente curada apenas faco ezames periodicos e tomo o medicamento tamoxifeno obgada.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...