sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Devo ou não devo engrossar a Papinha? Exitem alternativas saudáveis?


Na minha prática clínica, vejo muitos pais que, por medo de não estar alimentando seu filho corretamente, acrescentam a papinhas e ao leite farinhas para engrossar, como o Mucilom por exemplo. Eu compreendo o medo e insegurança dos pais, afinal querem que seu filho cresça forte e saudável, mas preste atenção a esta dica:
Essas farinhas engrossantes, além de não agregarem valor nutritivo, aumentam o volume calórico, exigindo um trabalho maior do corpinho do bebe. Desta forma, órgãos como: rim, estômago, fígado e intestino acabam tendo mais trabalho do que o necessário.
Agora pense em o que acabei de explicar acima! Até que ponto vale a pena exagerar na alimentação do seu filho, apenas por insegurança sua? Se a criança está com peso e estatura adequados para a idade, não há a necessidade de aumentar o valor calórico das refeições. Pense antes de ser impulsivo!
Bom, mas existe uma notícia favorável. Você pode utilizar opções que fazem bem para o corpo. Veja a seguir alguns exemplos.
AVEIA
Se não há histórico de pessoas celiacas na família, comunique ao pediatra que vai tentar com aveia. Pode usar em pequenas quantidades, e mesmo assim garante alguns nutrientes, como o Cálcio
Por ser rica em fibras deve-se ter enorme cuidado nas quantidades ofertadas aos bebês muito pequenos e crianças até 2 anos.
Evite dar todo dia religiosamente, mais que uma vez.
Hidrate a aveia e lembre-se de dar água entre as refeições.
ARARUTA
A digestão da araruta pelo nosso organismo é próxima do que podemos chamar de ideal. É o tipo de amido que vale á pena digerir sem medo, por não possuir glúten.
Infelizmente, vivemos na época do tudo que é bom dura pouco. Assim, a arauta compõe a lista dos alimentos em extinção. Por pura burrice humana…

Outras Farinhas:
FARINHA DE ARROZ
O arroz passa longe das alergias, por isso pode compor a alimentação dos bebês que necessitam de engrossantes no leite antes mesmo dos 6 meses. Não é o ideal, mas quando necessário, também é de longe melhor opção que o Mucilon &aditivos.
Para fazer a farinha de arroz basta moer o arroz integral depois de torrar um tanto. Também pode hidratar e depois secar, para então moer.
Como com as outras farinhas,  pode-se engrossar leite materno ou de vaca, e ainda papinhas.
Uma opção ao uso da farinha de arroz é bater arroz papa sem sal no liquidificador até formar uma papa. Pode dar mais sabor acrescentando uma fruta doce (banana, manga, caqui, etc), cacau, alfarroba, baunilha…
FARINHA DE MILHO ou FUBÁ
Pode moer mais um pouco a farinha em flocos e utilizar para fazer mingau,  papinhas, ou engrossar o leite. Vantagem não contém aquele tantão de açúcar do mucilon.

Pode utilizar  ainda:
QUINOA EM FLOCOS OU FARINHA
CEVADINHA OU OUTRO GRÃO INTEGRAL.
Caso não encontre preparadas, adquira os grãos e moa em casa.
OUTRAS OPÇÕES:
INHAME, BANANA, BATATA-DOCE,  MANDIOCA, FARINHA DE MANDIOCA, ARROZ COZIDO…

3 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas. Eu estava quase comprando Mucilon com medo de não estar alimentando bem minha filha, mesmo ela não dando sinais de fome de dia ou noite!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas. Eu estava quase comprando Mucilon com medo de não estar alimentando bem minha filha, mesmo ela não dando sinais de fome de dia ou noite!!!!

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...