terça-feira, 4 de outubro de 2011

Acne e Alimentação

Recentemente, o interesse pela associação entre Dieta e Acne tem crescido devido às novas descobertas de como a dieta pode afetar os fatores endócrinos envolvidos na acne.

Ácidos graxos essenciais e a Acne.
Pesquisas recentes mostraram que ácidos graxos essenciais podem auxiliar nos desequilíbrios hormonais que levam à acne. De fato, pessoas com acne relacionada a problemas hormonais demostraram ter deficiência em ácidos graxos essenciais. Alimentos ricos em ácidos graxos essenciais incluem:
- Óleo de girassol, soja e milho, semente de girassol e linhaça e peixes como: atum, salmão e sardinha.

Vitamina A e a Acne.
A vitamina A é necessária para a manutenção de uma pele saudável e de um equilíbrio hormonal adequado. Diversos estudos mostraram que pacientes com acne severa possuiam níveis séricos baixos de Vitamina A. Outros estudos obtiveram cura da acne em adolescentes do sexo feminino com desequilíbrios hormonais após a suplementação de vitamina A por algumas semanas. Em um caso, até as cicatrizes, decorrentes a acne, desapareceram. Alimentos ricos nesta vitamina:
- Ovo, alimentos alaranjados: mamão, manga, abóbora, batata doce.

Zinco e a Acne.
Embora não se conheça o mecanismo pelo qual o zinco auxilie no combate à acne, sabe-se que a falta deste mineral aumenta a produção de hormônios masculinos. Em um estudo controlado, o zinco mostrou causar uma melhora dramática em aproximadamente 60% dos pacientes com acne. Na alimentação o zinco está presente em alimentos como:
- Carnes bovinas, peixes, aves, ostras, mariscos, cereais, nozes, feijão e semente de abóbora.


Vitamina B6 e Acne.
Um estudo envolvendo meninas adolescentes com problemas menstruais mostrou uma redução de 50 - 75% nos sintomas da acne de meninas adolescentes com alterações hormonais. Fontes desta vitamina abrangem:
- Carnes, ovos e peixes (atum, truta, halibute, arenque e salmão), nozes (amendoins, avelãs),  milho e cereais de grão integral. 


Cromo e Acne.
Existem estudos que sugerem que 90% da população possa ser deficiente em cromo. O cromo está relacionado com a glicose sanguínea - quanto mais açúcar for consumido, mais cromo o organismo necessita. Por isso a deficiência é tão comum - a maioria das pessoas ingere um excesso de alimentos ricos em açúcares. Estudos demonstraram que pessoas com níveis de glicose sanguínea instável têm uma incidência alta de acne severa e de que quando estes pacientes aumentam o consumo de cromo, apresentaram uma melhora significativa. Fontes alimentares:
- Brócolis, feijão, batata doce, suco de laranja, carnes, grãos integrais, banana e maçã.


Selênio e Acne.
Estudos mostraram que o selênio associado às vitaminas A e E podem, em 12 semanas, reduzir a gravidade da acne resistente e ajudar a aliviar as cicatrizes resultantes. Alimentos ricos em selênio:
- Castanha do Pará, castanha de caju, aveia, arroz integral, cereais integrais, peixes (atum, salmão, sardinha, frango, carnes, brócolis, pepino, repolho, alho e cebola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...