terça-feira, 16 de agosto de 2011

Benefícios do Arroz e Feijão, volte a comer dessa dupla.


Em todas as mesas?
Um prato tipicamente brasileiro: Arroz com Feijão!! Amplamente consumido em todo o país, será?
Na verdade, sua popularidade não anda tão em alta. Pesquisas têm mostrado que o consumo desta dupla está cada vez menos freqüente na mesa das famílias brasileiras.
Mas porque será que isso está acontecendo?
Mudança de Hábitos:
As pessoas estão cada vez mais comendo fora de casa e buscando opções mais rápidas, como fast-food. O arroz e feijão estão perdendo espaço para hambúrgueres, batata frita, pizza, massas, etc...

Risco de doenças:
Até que ponto isso é válido? Alimentos industrializados contém quantidades elevadas de gordura saturada e trans, açúcar refinado, conservantes e corantes, que tendem a elevar risco de doenças cardiovasculares, como Hipertensão, Hipercolesterolemia, diabetes e câncer, além de desconfortos gástricos, dores de cabeça e nas articulações.
Já a combinação de Arroz e Feijão pode ser considerada quase perfeita, ambos fornecem nutrientes e fibras, reduzindo a acumulo de açúcar e insulina no sangue, ajudam também o funcionamento do intestino e reduzem risco de doenças.

Combinação Ideal:
 A dupla contem aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). E tudo isso porque os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre em aminoácidos lisina, presente no feijão. Este por sua vez, não apresenta o aminoácido essencial metionina, abundante no arroz, daí a importância nutricional na formação protéica desta combinação tipicamente brasileira: 'arroz com feijão'. A proporção ideal entre arroz e feijão é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.

Portanto, o ideal é o seu consumo diário!

Valores Nutricionais
Arroz branco - Porção: 100 g
Kcal: 364
HC: 79.7
PTN: 7.2
LIP: 0.6
Colesterol: 0
Fibras: 0.3
Feijão - Porção: 30 g
Kcal: 80
HC: 13
PTN: 5
LIP: 0
Colesterol: 0
Fibras: 5 g



FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...