quarta-feira, 22 de junho de 2011

Alimentos Vermelhos e seus benefícios!

Hoje é dia de falar dos alimentos de cor vermelha.

Aposto que você já ouviu muito falar a respeito das frutas vermelhas e seus benefícios. Realmente os alimentos desta coloração têm grande ação funcional e atuam de maneira benéfica com o corpo.

Vamos entender um pouco o porquê?

Estes alimentos são ricos em Licopeno, um potente antioxidante que quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. O licopeno, além de dar a cor vermelha aos alimentos, é um antioxidante poderoso que protege contra o câncer, combate e retarda o envelhecimento e ajuda o sistema imune.

Dicas de consumo:
Você escolhe: 1 tomate ou 3 cerejas ou 3 amoras. Isso é tudo o que você precisa comer para fornecer ao seu organismo a dose diária de licopeno e deixar seus órgãos internos e externos mais resistentes.

Mas fique atento, sua função é mais efetiva quando o alimento está cozido!

Melhora circulação:
Além do licopeno, os alimentos avermelhados também são ricos em antocianina, que estimula a circulação sangüínea, podendo ser um fator de prevenção a pressão elevada, varizes e problemas circulatórios.

Contra obesidade:
Foram conduzidos dois trabalhos sobre as antocianinas e concluíram que elas podem ser capazes regular o funcionamento dos adipócitos  - células gordurosas - e diminuir as chances de aparecimento da síndrome metabólica. Ou seja, estes alimentos podem ajudar ao combate à obesidade.

Pra finalizar, não se esqueçam dos flavonóides das UVAS, com potente ação antioxidante, também auxiliam no combate as doenças crônicas (colesterol, diabetes, hipertensão e câncer), tem ação antiinflamatória, e ajudam a desacelerar o envelhecimento.
Fontes: Repolho roxo, Alface roxa, Milho roxo, Cebola roxa, Berinjela (a concentração está na casca), Batata-doce (também na casca), Feijão-preto, Melancia, Cereja, caqui, mirtilo, morango, ameixa, goiaba, maçã, uva

Dicas de consumo:
É importante lembrar que as frutas vermelhas em geral são ricas em Vitamina C, fósforo, calcio e vitaminas do complexo B. Por isso é importante que estejam presentes na sua mesa pelo menos de três a quatro vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...