segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ovo, voltou a ser um aliado! Conheça Benefícios!


Milhares de Benefícios!
O ovo por se tratar de um alimento completo e de alta qualidade e preço acessível, torna-se um alimento mundialmente consumido. Rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, A, E, K, minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco, carotenóides como a luteína e zeaxantina, e também fonte importante de colina, um importante componente do cérebro. Demonstrando o seu incontestável valor nutricional, pode ser comparado ao leite materno, pois reúne todos os nutrientes necessários para a vida. 


Ajuda a Emagrecer!
O consumo de ovo pode estar relacionado a um maior tempo de saciedade e diminuição da ansiedade. Uma pesquisa, avaliou trinta mulheres com sobrepeso e obesas onde foram submetidas a um pequeno lanche que consistia em um ovo e outra dieta de mesma quantidade de calorias do ovo. Os níveis de saciedade e ansiedade foram analisados através de um questionário. O consumo do ovo relatou um maior tempo de saciedade e menor ansiedade entre as mulheres, o que levou a um consumo significante menor de energia.


Ovo, colesterol e diabetes
O ovo é fonte de colina, biotina e carotenoides luteína e zeaxantina, que lhe conferem propriedade antioxidante. A recomendação de 300 mg/dia de colesterol foi indicada para prevenção de doenças coronarianas. A administração de 1 ovo/dia não apresenta risco para doenças cardiovasculares em indivíduos saudáveis e não-diabéticos.
É um alimentos rico em proteínas e com pouca quantidade de carboidratos, pode aumentar o bom colesterol HDL e diminuir a secreção de insulina no sangue, diminuindo o risco de DIABETES.

Observações importantes:
O ideal é a ingestão de no máximo 3 ovos por dia, para se ter um efeito positivo.
Sua preparação NÃO deve ser frita! Prefira, ovo cozido, omelete ou mexido (com pequenas gotas de azeite na frigideira, espalhe o azeite com um papel-toalha, assim reduzira sua quantidade, tornando  preparação mais saudável)


Referências:
OVELLO, Daiana, FRANCESCHINI, Priscilla, APARECIDA QUINTILIANO, Daiana et alOvo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana. ALAN, dic. 2006, vol.56, no.4, p.315-320. ISSN 0004-0622.

Revista Saúde e Ambiente/ Health and Environment Journal, ISSN 2175-1641 (Online), ISSN 1518-756X (Impressa), Joinville, Santa Catarina, Brasil

2 comentários:

  1. Muito boa a informação, eu não sou de comer muito ovo, tinha uma preocupação por falarem tão mal dele, mas agora vou voltar a comê-lo com mais segurança. Beijos... Eliene

    ResponderExcluir
  2. Eliene!!! Que bom que você gostou! E foi útil para o seu dia-a-dia!!

    beijosss querida!!!!

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...