segunda-feira, 16 de maio de 2011

Canela, conheça suas propriedades benéficas.


Você sabia, que além de incrementar os pratos e agregar mais sabor as receitas, a canela possui propriedades que beneficiam a sua saúde?! Conheça um pouco melhor sobre esta especiaria a seguir!

Reduz significativamente o açúcar no sangue:
Temperar com canela alimentos com teor elevado de açúcar ajuda a diminuir o impacto dessa substância. Isso porque a canela estimula a produção de insulina, aumenta a eficácia de seus receptores e abranda o esvaziamento do estômago após a ingestão. Quando o estomago esvazia rapidamente, isso provoca um rápido aumento dos níveis de açúcar no sangue, e a canela retarda este processo!!


Melhora o Colesterol:
É indicado o consumo de meia colher (de sopa) por dia da especiaria para auxiliar na redução ao colesterol. Os antioxidantes que estão presentes na canela ajudam a eliminar parte da “gordura ruim” que ingerimos com maior rapidez, o que contribui para que os níveis de colesterol não se elevem e sejam satisfatórios.

Ajuda a aumentar o fluxo menstrual:
O chá de canela acelera a circulação ao aquecer o corpo e é usado para iniciar o processo de menstruação como para o tratamento de gripes e resfriados. Por ter propriedades vasodilatadoras, também diminui a pressão arterial. No entanto, ao contrário do que muitas pessoal acreditam, o chá de canela não é abortivo. Trata-se de um mito.

Que tal uma Receitinha? Você pode consumir 1 fatia deste doce em seu lanche da tarde ou da manhã com um chá de Hortelã! Humm, que delícia!

Receita de Doce de Casca de Banana com Canela e gengibre

Ingredientes:
250 gr de casca(s) de banana
5 xícara(s) (chá) de água
1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar mascavo
1 col. (sopa) cravo-da-índia
1 col. (sopa) canela-da-china em pó
1 col. (sobremesa) gengibre ralado
1 1/2 unidade(s) de banana em pedaços pequenos

Preparação:
Lave bem as cascas de banana, divida em três partes no sentido do comprimento e corte em pedaços pequenos. Cozinhe com duas xícaras de água por 20 minutos e depois coe. 
Junte 3 xícaras de água, o açúcar mascavo, o cravo, a canela, o gengibre, as cascas de banana pré cozidas e deixe ferver por 40 minutos mais ou menos, até atingir o ponto de bala mole. Quando as bolhas começarem a ficar mais espessas, desligue o fogo. Coloque as rodelas de banana. Deixe esfriar e sirva. 
 Fonte: Revista Viva Saúde, número 96

3 comentários:

  1. ninguem fala quanto pode beber por dia, e se tem alguma contra-indicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é tomar no máximo 3 xícaras por dia. Não há contra indicação! bjo

      Excluir
  2. Adorei seu site, ótimas dicas, parabéns!
    Eu sou fã de canela, amo o chá e realmente 03 xicaras é o mais recomendado.
    Sobre contra indicações como o zeckarlos perguntou eu sei de algumas que peguei neste site aqui. É abortivo e atrapalha a cicatrização em lesões sendo anticogulante e pra quem tem diabetes tipo 1 também não é bom fazer uso.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...