segunda-feira, 12 de julho de 2010

CHOCOLATE: Saiba seus benefícios e malefícios!!

Existem alguns alimentos que são populares por não serem nutritivos e possuírem efeito engordativo. Tais como: balas, bolachas recheadas, salgadinhos de saquinho, brigadeiro e chocolate.


Mas eles são realmente maléficos como se imagina?
Sim, a maioria é. Porém existe um deles que, quando consumido de maneira correta faz bem a saúde e ao humor das pessoas.

Já sabe de qual alimento estou falando?
Do tão desejado CHOCOLATE.


Por quê?
O chocolate é um alimento muito especial. Afinal, não é atoa que ele é tão querido pelas mulheres e por alguns homens também.

Ele possui características únicas. Ao colocar um quadradinho na boca é possível sentir diversas sensações e sabores. E quanto maior a concentração de cacau em sua composição mais próximo a uma especiaria ele fica, alem de se tornar mais nutritivo.

Qual chocolate é mais recomendado?
De todos os chocolates os que trazem benefícios a saúde são o chocolate MEIO AMARGO E O AMARGO.

Saiba seus benefícios:
Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes nos chocolates amargo e meio amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Eles contem vitaminas --A, B, C, D e E-- e sais minerais, como o ferro e o fósforo. Além de possuírem alto teor de flavonóides (antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares) e de substâncias precursoras da Serotonina (responsável pela sensação de prazer e bem-estar).

Como ele deve ser consumido?
A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 20 gramas que equivale à 2 quadradinhos. Mas lembre-se de fazer as compensações, ou seja: comeu chocolate de sobremesa do almoço, coma apenas uma fruta de lanche da tarde, aumente os legumes e diminua carboidrato (pães, arroz, batata, macarrão) do jantar.
O melhor momento de comer um chocolate é após o almoço, pois assim a gordura presente nele é menos absorvida, ou seja ele engorda menos.
Qual chocolate é o mais maléfico?
O chocolate Branco é o menos indicado. Pois a quantidade de cacau presente nele é praticamente mínima e ele contém alta concentração de gordura saturada (“ruim”) decorrente da fermentação da manteiga de cacau.

Dica da Nutri:
Ao comer os chocolates meio amargo e amargo saboreie bem. Coma bem devagar e preste atenção no sabor e como ele derrete na sua boca.
Não fique pensando no próximo pedaço. Assim você acabará se satisfazendo com uma quantidade menor.


6 comentários:

  1. Esse seu post foi em homenagem a mim né?! Brincadeira!
    Fico feliz em saber que o chocolate branco não é bom, porque eu não gosto e posso saborear melhor os meus favoritos. Só preciso diminuir a quantidade que com certeza excede 20g.

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, e agora? O branco é o meu favoritonnnn! HAHAHAHA e 20g? Jura????? :( ai que tristeza, ia comprar um chocolatinho para a sobremesa e agora nem vou mais, viu..

    E adorei o novo template, ficou bem mais bonito! :)

    ResponderExcluir
  3. Querida Nutri, você me faz especialmente feliz neste momento em que me encontro uma doceira de primeira. Fico grata por ter direito a 2 quadradinhos ao dia, sem culpa!!!! Muito obrigadaaaa, minha linda!!!
    Adorei também conhecer as qualidades que auxiliarão minha saúde.
    Beijos
    Dra Fê!

    ResponderExcluir
  4. Máaa.... aidna bem que eu prefiro os amargos, rsrs...
    ahh tb adorei o novo template!
    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Chocolate é mto especial mesmo!
    Sorte que eu prefiro os amargos! Já a quantidade..... ahhhh isso é um problema! rsrsrsr

    Prima querida obrigada mais uma vez pelo post!
    Beijos com amor,

    Thaís Sansone

    ResponderExcluir
  6. Prima linda!
    Que bom que você gostou!
    Espero mesmo que te ajude!!!

    beijos

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...