segunda-feira, 14 de junho de 2010

Conheça alguns alimentos que interferem na imunidade!!

Não tem jeito, chega o frio e nossa imunidade já dá sinais de que não vai agüentar muito tempo. Em uma semana sua saúde está boa e você se sente bem disposto, na semana seguinte surgem sintomas como: coriza, dor de cabeça, espirros, dor no corpo. Sintomas definitivamente não desejados, certo?!











Como nutricionista tenho uma boa noticia, é possível prevenir o surgimento destes sintomas através da alimentação. É mais fácil do que parece. Existem pequenas mudanças que podem ser feitas no dia-a-dia, veja algumas a seguir:

Primeiro passo é inserir alguns alimentos a sua rotina alimentar, como: ostras, cereais integrais (zinco), castanha do Pará, soja (arginina), carnes (glutamina), peixes - como salmão, atum, sardinha e semente de linhaça (ômega 3).

Dicas de consumo:

Estes alimentos ajudam a prevenir o surgimento dos sintomas. Mas é possível que os sintomas já tenham aparecido.
Neste caso boas opções são:

A famosa canja de galinha, por exemplo, colabora na recuperação, uma vez que une o calor, que ajuda na movimentação do muco, e um aminoácido chamado cisteína, encontrado na carne da galinha, que torna o muco menos espesso, o que ajuda a desobstruir os pulmões.

Outros alimentos importantes na hora de combater a gripe e o resfriado são:

  1. O alho, considerado ótimo antioxidante e ajuda a combater alguns vírus da gripe;
  2. A mostarda e a pimenta, descongestionam as vias aéreas e dissolvem secreções, por possuírem algumas substancias químicas, são boas opções também para o tratamento da asma;
  3. O gengibre desobstrui as vias aéreas e é rico em vitamina C e B6, que ajudam as defesas do organismo;
  4. Propolis, Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido.
  5. As ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco para serem usadas em chás, inalações e gargarejos também amenizam os sintomas de gripes e resfriados, como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses.
Mesmo com estas dicas não se esqueça de se aquecer com roupas quentes, beber bastante água, dormir bem a noite, e não abusar da sua saúde!

Se cuide!!!

Referências:
http://blogdadanielajobst.blog.uol.com.br/

BENJAMINI, Eli; COICO, Richard e SUNSHINE, Geoffey. Imunologia. 4ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

JANEWAY, Charles A; Travers, Paul; WALPORT, Mark e SHLOMCHIK, Mark. O sistema imune na saúde e na doença. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 2002.

2 comentários:

  1. Oi Marcela,
    Você sabe que aqui o inverno é fogo, né? Paris nao é Moscou mas faz frio ! :)
    Quando começo a ficar resfriada faço este chà, que pra mim é muito bom : gengibre, cravo e algumas gotas de limao antes de tomar. E sabe que faço a mesma receita no verao? Soh que coloco numa garrafa grande na geladeira e tomo o dia inteiro.
    Bjs e continue nos ensinando . . .
    Laura

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz, como médica, com o auxílio da alimentação para aumentar a imunidade. Esta é uma época muito desgastante para a saúde e certamente o consumo destes alimentos favorece as boas defesas do organismo e portanto a saúde.

    Beijos
    Dra Fernanda.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...