segunda-feira, 26 de abril de 2010

Alimentação X Enxaqueca!

Quem tem enxaqueca sabe o transtorno que ela causa! Sintomas bem comuns são oscilações de humor, ansiedade, palpitações, boca seca e desânimo.

Lendo o livro: “Enxaqueca: só tem quem quer” de Alexandre Feldmam, encontrei uma descrição que exemplifica bem pelo o que passa uma pessoa com ENXAQUECA: Uma noiva prestes a se casar pensou: “Como é que vou fazer para me casar? E se nesse dia me der uma crise? Quem vai acreditar que estou com enxaqueca, e não tentando fugir do compromisso?”

Pode parecer cômico para quem está de fora, mas na realidade é bem trágico!
Mas afinal, há tantos remédios para as crises de enxaqueca! Porque tratá-la com alimentação?

Primeiramente, muitos remédios não causam o efeito esperado em várias pessoas, além de poderem gerar sensação de torpor e pressão baixa. Outro fator a ser considerado de extrema importância é o seguinte: Quem gostaria de ficar tomando remédio durante toda a vida?

Por isso a alimentação tem se mostrado um ótimo caminho para a diminuição e até o combate das crises de ENXAQUECA.

Então, por que não pensar em tratar a enxaqueca da maneira mais natural? Através da mudança de hábitos alimentares e da adoção de um estilo de vida saudável.

É mais fácil do que parece.

Nos dias de hoje, onde vivemos na correria e dificilmente conseguimos focar em nós mesmos, acabamos ingerindo alimentos práticos e rápidos. O único problema é que estes alimentos estão munidos de conservantes, corantes, realçadores de sabor e outras substâncias artificiais, que prejudicam o real funcionamento de nosso organismo, aumentando o desencadeamento de doenças facilmente encontradas na sociedade atual, como a ENXAQUECA.

Então preste atenção nas seguintes dicas, para melhorar sua qualidade de vida e ainda diminuir os sintomas da indesejada ENXAQUECA.

Algumas atitudes que irão ajudá-lo nesta nova fase:

- Não exagere na quantidade das suas refeições, coma pequenas porções de 3 em 3h (O excesso sempre prejudica o funcionamento do organismo),

- Varie na opção dos alimentos, cada dia um alimento diferente,

- Preste atenção no preparo dos alimentos

O mais importante nesta adoção de novos hábitos alimentares é: procurar eliminar ao máximo o consumo dos itens listados sob o titulo “Evite”.
 










































Importante:
Cada pessoa é única. Somos diferentes uns dos outros, e por isso mesmo certos ingredientes, por mais que sejam considerados saudáveis, podem não cair bem para alguns de nós. Encare as minhas sugestões da seguinte forma: Caso você saiba que determinado alimento pode desencadear crises de enxaqueca ou algum outro mal-estar, evite aquele ingrediente em particular, qualquer que seja. Não se iniba pelo fato de ele fazer bem aos outros ou ter sido recomendado por mim.


Sempre busque um profissional qualificado para realizar seu cardápio personalizado!

9 comentários:

  1. Gata,

    Qual a diferença entre usar uma panela de alumínio e as de vidro/aço?

    Explica isso melhor? :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tati!!!

    O Aluminio é uma substância Neurotóxica, ou seja possui um efeito negativo sobre o cérebro e o sistema nervoso. Como a enxaqueca já envolve alterações bioquímicas no cérebro, não é desejavel expô-lo a mais essa toxina.
    Conforme utilizamos a panela de aluminio, alguns residuos dela vão sendo liberados na alimentação. Esses residuos aumentam os sintomas da enxaqueca. Por isso é recomendavel a utilização de panelas de Vidro e/ou aço inoxidável.

    ResponderExcluir
  3. Dica super importante que passa despercebida por muitos!
    thanks!!

    bjuuu

    ResponderExcluir
  4. ADOREI as dicas, como sempre!!!
    Má, o chocolate e o feijão tbm podem causar enxaqueca? Uma vez um médico pediu para meu irmão diminuir o feijão.Qual a relação?

    Má, quando puder, fale um pouco sobre a fome na madrugada!!! rsss,,, pessoas que passeiam pela cozinha de noite pra sonhar com a geladeira! rs

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Rê, o chocolate pode causar enxaqueca em algumas pessoas, porque o Cacau tem efeito estimulante, semelhante ao do café. Mas isso não ocorre para todas as pessoas. É necessário ver se o chocolate gera esse sintoma em você, ou no seu irmão no caso. Afinal, cada individuo é único!

    Quanto ao feijão, não conheço nenhum estudo nem tive relatos de enxaqueca em conseqüência ao consumo deste alimento. No caso do seu irmão, o médico pode ter sugerido a retirada por causar algum problema gástrico que pudesse gerar dores de cabeça. Afinal o corpo é todo interligado, uma desconforto estomacal pode ocasionar uma dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ma!

    Só dizer que sempre leio seu blog, e que ele me ajuda bastante!

    Por exemplo o post passado sobre ração humana, me ajudou mto!! Pq vários pacientes tem feito o uso errado dela!!

    bjaum e continue escrevendo sempre

    ResponderExcluir
  7. Marcela, adorei o blog, visitarei sempre!

    Bjos
    Louise

    ResponderExcluir
  8. Não só o cacau pode ser o desencadante de crises de enxaqueca. Muito mais "perigoso" que o cacau, temos na composição dos chocolates substâncias como açúcar, lecitina de soja, leite em pó, corantes e flavorizantes artificiais, conservantes, etc, que podem desencadear crises de enxaqueca, alergias e outros incômodos.

    O feijão, se não for preparado de forma adequada (forma adequada = deixado de molho, cozido lentamente, fora da pressão) é um alimento de difícil digestão para a maioria das pessoas. Aqueles que têm tendência a crises de enxaqueca, uma digestão difícil pode ser um desencadeante de crises.

    ResponderExcluir
  9. Tudo excelente muito esclarecedor. A valorização do natural da comidinha da vovó 👵. A macaxeira esta também deve ser cozida sem pressão?

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...