quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Gengibre Ajuda a Reduzir Cólicas

Desde que comecei a estudar os alimentos e suas funções me abri para um Mundo novo, onde percebi que a alimentação pode ser uma auxiliar não somente para matar a fome, mas também para ajudar a diminuir dores, incomodos ou até promover melhora da saúde e bem estar. 
Dentre esses alimentos está o Gengibre. Ele é um alimento super bacana pois pode entrar em receitas doces ou salgadas, tem sua forma in natura, ou em pó e pode ser bem prático no dia a dia. 
Função: 
O gengibre possui uma ação boa para a digestão, ajuda a acelerar o metabolismo e principalmente  tem ação antiinflamatória, e é sobre esta ultima ação que irei falar hoje.
Gengibre Antiinflamatório:
Uma revisão de estudos afins foi realizada por pesquisadores dos Estados Unidos e Coréia do Sul para avaliar a eficácia do gengibre no alívio da dor relacionada ao fluxo menstrual. A meta-análise desses dados mostrou um efeito significativo na redução da dor no grupo que tomou gengibre. Uma redução significativa do risco de dor de 15%. A explicação pode estar no efeito na ação antiinflamtória do gengibre que age, a exemplo dos medicamentos halopáticos, suprimindo a produção de prostaglandina. Ponto para o gengibre que se já havia se mostrado efetivo em casos de dor associada à artrite reumatóide, osteoartrite, queimaduras e até dor lombar crônica.
 Não vale generalizar:
Antes que o gengibre seja promovido de status entre as mulheres cabe mencionar que o gengibre não funcionou como analgésico para outras patologias, tais como afecções musculares e merece, portanto, novos estudos. Outro ponto positivo é que o gengibre na dose de até 1.5 gr/dia parece ser bem seguro e bem tolerado pelo organismo. Pelo jeito vem aí um novo balsamo para as mulheres.  Viva o gengibre.
Fonte:
(Daily et al. Efficacy of Ginger for Alleviating the Symptoms of Primary Dysmenorrhea: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Clinical Trials. Pain Med. 2015)
http://dralexandrefaisal.blogosfera.uol.com.br/2015/08/28/gengibre-e-opcao-para-alivio-das-colicas-menstruais/

Um comentário:

  1. Artigo muito bom e muito bom blog! Convido-vos a ir através do meu blog pessoal sobre suplementos

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...