quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Atum e seus benefícios


Você já deve ter ouvido algumas vezes dos benefícios e propriedades dos peixes, principalmente os de águas frias (Salmão, sardinha e o Atum). Para vocês entenderem um pouco melhor o porque devemos consumir estes alimentos, hoje irei falar sobre o Atum!
Vamos La?

A primeira vantagem do atum é o seu valor. Ele é um alimento mais acessível a população, tanto em relação ao preço quanto a disponibilidade no mercado. O que o torna de fácil consumo diário.

Além desta vantagem, existem todos os benefícios nutricionais. Tais como:

Coração
Estudos encontraram uma associação inversa entre a ingestão de atum e mortalidade coronária em mulheres,
Outro estudo demonstrou a redução do risco de morte súbita em homens que consumiam atum diariamente, quando comparados a os que não possuíam este hábito.

E qual seria a razão deste resultado?

Ômega 3:
Por ser rico em na gordura “boa”, principalmente o ômega 3, o Atum:
- Diminui os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame),
- Reduz a pressão arterial,
- Possui ação antiinflamatória,
- Diminui as taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.

Cérebro:
O ômega 3 também melhora as funções cerebrais de pessoas na idade adulta e reduz o risco de doenças mentais e doenças degenerativas na terceira idade.

Proteínas:
Além dos benéficos citados acima, o atum também é rico em proteínas. Uma lata de 140 gramas de atum pode fornecer um terço da dose diária recomendada porção de proteína e 40% da dose diária recomendada de vitamina B12.

Osteoporose
Finalmente o atum é rico em vitaminas antioxidantes, como a Vitamina A, E e principalmente a D. Sendo uma boa alternativa para pessoas com desmineralização óssea. Melhorando a captação de cálcio pelos ossos.

Imunidade:
Por ser rido em vitamina D, é um fator de auxílio a imunidade também.

Forma de consumo:
Para ter todos esses benefícios o indicado é o consumo de no mínimo 3 vezes por semana. Fique atento, o atum ralado geralmente é obtido a partir das partes desprezadas dos peixes, portanto prefira o atum fresco. Se não puder comprar, opte pelo atum em pedaços.

Fonte:
Revista da Sociedade  de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Ano XIV nº 06 Set/Out/Nov/Dez 2005

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...