quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Alimentos para previnir e tratar Estrias!



O que são estrias?
As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos porém é mais freqüente no sexo feminino. 

Como tratá-la?
Estria, quando em tom avermelhado, pode ser considerada uma inflamação, portanto precisamos optar por uma alimentação antiinflamatória, com o intuito de diminuir as marcas.

Alimentos antiinflamatórios
O carro chefe das substâncias antiinflamatórias é o ômega 3. Presente em alimentos como: peixes de águas frias e profundas como o: Atum, Salmão, Arenque, cavalinha, Sardinha, truta. Também em óleos vegetais, como o de linhaça e em oleaginosas, como a castanha.

Nivel de ômega 3 dos Peixes

 Fonte: Revista Saúde

Alimentos Antioxidantes
Além do ômega 3 podemos nos basear em substâncias antioxidantes, que têm função cicatrizante e aumentam a vida da célula, a ajudando a impedir processos degenerativos, como é o caso das estrias. As substâncias antioxidantes englobam: Vitamina E, A, C, selênio e falvonoides.

O que se deve comer?

Fontes de vitamina E: folhas verde-escuras, óleos vegetais, como: óleo de girassol, de macadâmia, de gergelim, linhaça, também em alimentos integrais e em oleaginosas, como castanhas do Brasil e do para e amêndoa e o ovo.

Fontes de vitamina A: Gema de ovos, brócolis, cenoura, espinafre, melão, abóbora e manga.

Fontes de Vitamina C: Frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi, acerola, maracujá e mexerica, também nos vegetais verde-escuros, como brócolis, couve de Bruxelas, espinafre, couve, salsinha e hortelã.
*Importante destacar que, a vitamina C estimula a síntese de colágenos, portanto, se consumida diariamente de maneira regrada, pode prevenir o surgimento das estrias.
  
Fonte de Selênio: Castanha do Brasil, Atum, Aveia e alimentos integrais

Fontes de Flavonóides: Maçã, no morango, na uva, no suco de uva, vinho tinto e nas nozes. 

Outros antioxidantes com ótima ação:
Curcuma,
Chá-verde,
Alecrim 
(procure acrescentá-los sempre ao seu dia-a-dia, os torne parte da alimentação diária) 

Água, muita água!
Outro aspecto bem importante tanto para prevenção como para redução das marcas de estria é a Hidratação. É essencial manter a pele bem hidratada com os cremes certos (procure um dermatologista ou um esteticista) e com a ingestão de líquidos, como água e água de coco. Tente beber pequenos goles de água ao longo do dia. Mantenha seu corpo hidratado!

Hábitos de vida!
Hábitos de vida saudáveis também são de extrema importância. A prática de um exercício físico, a ingestão de alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes, grãos e água e o controle de seu peso e dos hormônios cuidados que devem ser diários.

O que se deve evitar?
E tente evitar ao máximo alimentos refinados, industrializados, ricos em açúcares e gorduras, que só aumentam o acumulo de toxinas no seu corpo e conseqüentemente na sua pele, aumentando o risco de que?? Do surgimento das ESTRIAS!!

3 comentários:

  1. Olá, Marcela Sansone!

    Adoro o blog, aborda assuntos interessantes e muito importantes. Muito bom esse post!

    Confira no meu blog um e-book especial que preparei "Guia de Antropometria: medidas, indicadores e protocolos". Acesse: http://julianatoledodefaria.com.br/blog/ e adquira o seu.

    ResponderExcluir
  2. Juuuuuuuu!!! Muito obrigada!!! Esse post foi a pedido de uma querida paciente!! =)

    Vou conferir agora!!

    Adoro suas visitas!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Só não concordo com vc dizer que os exercícios físicos evitam estrias. Pelo contrário... Dependendo do exercício, pode aumentar. Esse é o meu caso :(
    Como o meu músculo do quadril e coxa tá crescendo, só vejo aparecer estria nova :(

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...