quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pele bonita, alimentação Saudável.


Nossa nutricionista Marcela Sansone, deu uma entrevista sobre Nutrição para a Pele para  Portal Sempre Bem, das Farmácias Pague Menos. Veja uma Prévia dela aqui no blog.


Que nutriente está ligado à força e elasticidade da pele?
Resposta: Existem alguns nutrientes chave para o auxílio da elasticidade da pele.
A vitamina C estimula a produção das fibras de colágeno, mantendo a firmeza e elasticidade da pele por mais tempo. Ou seja, auxilia na prevenção das rugas e marcas de expressão, além de ser um excelente cicatrizante e reduzir manchas, por inibir produção de melanina. Onde se encontra? Frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi, acerola, maracujá e mexerica, também nos vegetais verde-escuros, como brócolis, couve de Bruxelas, espinafre, couve, salsinha e hortelã. 
 A vitamina A atua na reconstrução dos tecidos celulares, ou seja, na renovação da pele, é importante para fluidez e elasticidade da pele. Onde se encontra? No fígado, gema de ovos, brócolis, cenoura, espinafre, melão, abóbora e manga.
O silício: Estudos recentes demonstraram o papel do silício como componente estrutural de diferentes tecidos conjuntivos, tais como: os ossos, a pele a cartilagem, a derme e a aorta. Ele auxilia a formação e manutenção destes tecidos, favorecendo a prevenção do envelhecimento e também a elasticidade da pele.
A vitamina E potencializa a ação das Vitaminas C e A, por isso serve como um auxiliar ao tratamentos da pele.

Que alimentos devemos consumir para evitar o surgimento das rugas?
 Resposta: A vitamina E possui grandes efeitos contra os danos nas células da pele e até efeitos contra o envelhecimento. Onde se encontra? Em sementes em geral, em oleaginosas como amendoim e castanhas, folhas verdes escuras, grãos e no azeite.
Os flavonóides são um excelente fator de auxílio na prevenção de danos a pele pela redução da inflamação. Previnem também o envelhecimento cutâneo e inibem a síntese de melanina, reduzindo o aparecimento de manchas. Onde se encontra? Na maçã, no morango, na uva, no suco de uva, vinho tinto e nas nozes. 
As vitaminas C e A, citadas anteriormente também ajudam a prevenir o surgimento de rugas.

Que alimentos podem prejudicar a pele, agravando as rugas?
Resposta: Alimentos industrializados, ricos em energia, sal, gorduras saturadas e trans e pobres em fibras, vitaminas e minerais. Há que se considerar este padrão alimentar como um provável modelo de dieta pró-oxidante e que contribuirá para o envelhecimento precoce.

O consumo de água pode ajudar a evitar o problema?
Resposta:Com certeza, a água ajuda a eliminar toxinas acumuladas no organismo pelo estresse e hábitos de vida inadequados. Além de ajudar a manter os tecidos, incluindo a pele, hidratados, prevenindo o surgimento de rugas e melhorando a maciez tecidual. Dica: ao acordar tome 1 copo (200ml) de água, para auxiliar a eliminação das toxinas produzidas durante o sono. 

Um comentário:

  1. Olá, estou passando por aqui para convidar você para conhecer meu DOCE blog.

    Quando puder passe por lá, será um prazer ter sua companhia!

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...