quinta-feira, 21 de julho de 2011

Banana, fruta tropical e Cheia de Benefícios!

Banana, uma fruta amplamente consumida pelo brasileiro, independente de classe social, hábitos de vida ou região, a banana é muito querida.  É uma fruta barata, de fácil conservação e que cresce em diferentes solos.

Mas será que este seria um bom hábito?
Pode apostar que SIM!

Na Atividade Física:
A Banana é rica em potássio, que previne e reduz sintomas de cãibra, sendo uma ótima opção para os praticantes de exercícios físicos, ou simplesmente para quem deseja se prevenir.

“Uma banana média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio.”

O potássio tem papel importante para o relaxamento muscular, promovendo a dilatação dos vasos e melhorando o fluxo sanguíneo, além de ser essencial para a conservação do equilíbrio ácido/base do organismo.
Além do potássio, os atletas consomem a banana por conter uma boa quantidade de carboidratos de fácil digestão, podendo recuperar as reservas energéticas durante o exercício

Como consumir neste caso: 40 minutos antes da atividade física, durante a atividade física (se está for intensa apresentar mais do que 1h de duração) ou logo após o exercício.

Na Hipertensão:
O segredo para ter uma pressão estabilizada não é somente limitar o sal, e sim prestar atenção também ao consumo de potássio. Este mineral riquíssimo na banana, é capaz de melhorar a elasticidade dos   sanguíneos possibilitando o controle da pressão. Em consequência desta ação, têm-se resultados gratificantes, porque o potássio mantém o funcionamento adequado dos batimentos cardíacos, facilita a dilatação dos vasos e melhora a sensibilidade à insulina e, além disso, é capaz de diminuir os danos causados pelo  , pois ajuda a eliminar o sódio através dos rins.

Atenção: Geralmente, pessoas que apresentam hipertensão consomem medicamentos diuréticos, consequentemente, têm uma perda maior do que o normal deste mineral. Desta forma, recomenda-se a ingestão de duas a três unidades da fruta para repor as perdas provenientes do medicamento.

Como consumir neste caso: Todo dia 1 banana, de preferência pela manhã.

Para TPM, Depressão e Mau humor.
A banana possui triptofano e, por isso pode combater os sintomas da TPM (tensão pré menstrual), depressão e nervosismo. O triptofano é um aminoácido essencial precussor da serotonina, que atua no sistema nervoso central, transmitindo a sensação de bem-estar e prazer ao corpo. Sua falta pode desencadear depressão e ansiedade.
Como consumir neste caso: Principalmente no meio da tarde (Entre 16h e 18h) Pois é neste momento que os níveis de serotonina caem em nosso organismo, diminuindo nossa sensação de prazer a aumentando a vontade por doce. Portanto, ao invés de consumir um chocolate, prefira uma banana com canela!

Composição Nutricional da Banana:

Kcal
Ptn
CHO
LIP
Potássio
Banana Maçã
114,0
1,4
26
0,3
123,7
Banana Ouro
158,5
2,4
36,8
0,2
143,9
Banana Prata
89,0
1,3
22,8
0,3
370,0

Receita (Ótima para sintomas de Hipertensão)
Sorvete de Banana

Ingredientes:

01 banana orgânica
01 col (sopa) de cacau sem açúcar
4 col. (café) de canela
1 castanha do pará
 2 col. (sopa) de Leite de amêndoa (pode ser de arroz, de aveia, sem lactose tb...)
Modo de Fazer:
Pique as bananas e coloque em um recipiente e leve ao congelador. Deixe lá por no mínimo 3h. Retire e bata com todos os ingredientes, menos a castanha, em um processador ou no liquidificador (se for no liquidificador tem que bater por mais tempo e dar uma chacoalhada no liquidificador para bater bem)
Pique a castanha e jogue por cima, prontinho!


((Para mais dicas me segue no instagram: @marcelasansonenutri))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...