quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Há mais alimentos Ricos em Sódio do que você possa imaginar!

A primeira coisa que vem a cabeça quando pensamos em SAL ou em SÓDIO são em alimentos naturalmente salgados, como carnes, queijos, frutos do mar, alimentos que normalmente estão presentes nas principais refeições, ou em alimentos que comumente são acrescidos de sal, como batata-frita, pipoca, salada, etc..
Mas fique sabendo que existem muito mais alimentos acrescidos de Sal do que imaginamos. Por exemplo, 1 copo (200ml) de “leite de soja” de uma marca conhecida contém: 190mg de Sódio, o que equivale a 8% da necessidade desse mineral para uma pessoa que come 2000kcal por dia. Se você tomar 3 copos, já vai estar consumindo 24% da sua necessidade diária de Sódio, sem ao menos ter consciência disso.
Além deste alimento, existem muitas outras opções industrializadas ricas em Sódio, os alimentos congelados por exemplo, como pizza, empanado, nuggets, quibe, os temperos artificiais, como de carne, peixe e frango, o shoyo, macarrão instantâneo, o molho de tomate enlatado, as Sopa de saquinho, os sucos de caixinha, bolacha recheada e alguns produtos DIET. O que acontece é que durante a elaboração dos industrializados, em busca do melhor sabor e maior durabilidade, acontecem acréscimos de sabores através de ingredientes que não imaginamos. Esse é o caso do SÓDIO!
Ao analisarmos esta situação percebemos, que muitas vezes há um cuidado com a ingestão do Sal, porém a falta de conhecimento age como um inimigo. Prejudicando sua busca pela saúde e seus esforços.

Uma alimentação saudável é constituída principalmente por alimentos NATURAIS. Sem adição de corantes, conservantes, realçadores de sabor, ou seja ingredientes artificiais.

Escolhas inteligentes:

Escolha Certa
Escolha Errada
Frutas (principalmente banana, rica em Potássio, que ajuda a reduzir pressão)
Doces diet industrializados
Suco Natural
Suco de caixinha ou suco de soja
Suco Natural
Refrigerante
Sopa de legumes feita em casa
Sopa de saquinho
Tempero com: Alho, cebola e ervas
Tempero pronto
Comida caseira com pouco Sal e sem ser frita.
Pratos prontos industrializados que podem ser encontrados no supermercado
Sanduíche: Pão integral, queijo branco, peito de peru, tomate, alface.
Pizza congelada.
Espaguete integral com molho de tomate feito em casa
Lasanha de microondas ou Macarrão instantâneo
Inhame, batata doce, cará em cubos assados ao forno com azeite e pedaços de alho
Salgadinho de Saquinho
Água
Água gaseificada com sabor
Coockies integrais
Bolacha recheada
Papinha feita em casa com ingredientes frescos
Papinha pronta



Siga as Dicas, Seja Inteligente:

Sempre Fique atento aos Rótulos. Olhe o Item SÓDIO com atenção, a quantidade e o %VD. O percentual VD, que você sempre vê nas tabelas nutricionais, é baseado nos valores diários de Sódio recomendados para cada faixa etária. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

As embalagens, só informam a quantidade de sódio, e não a de sal. você deve estar atento aos rótulos e lembrar que o consumo máximo diário de sódio recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) deve ser de 2.000 mg e a quantidade máxima de sal é de 5 g, o equivalente a uma tampa de caneta cheia.





Agora, os alimentos aliados:

ABUSE DESTES ALIMENTOS:
Erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã; abacaxi, melancia e maracujá. Chás: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. E chás de ervas (gengibre/ canela / cardamomo: fazer um mix dos ingredientes e acrescentar água que ferveu) ou frutas.

Facilite seu dia-a-dia:
o       Reduza a quantidade de sal e temperos contendo sódio em suas preparações e receitas;
o       Modifique a receita eliminando ou reduzindo a quantidade de sal;·
o       Realce o sabor das receitas utilizando-se de ervas e especiarias, suco de limão, vinagre ou vinho;
o       Elimine o sal que você adiciona quando cozinha macarrão e arroz;
o       Use ingredientes frescos sempre que possível.

8 comentários:

  1. Amei a matéria Marcela, estou com hipertensão e é muito bom ler matérias a respeito. Nisso tudo aprendi que não devo usar molho de tomate pronto, suco em caixa e suco de soja, não sabia que continha tanto sódio assim nesses alimentos. Agora vou tentar substituí-los por outros mais naturais. Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Eliene!!!
    Que bom que você gostou!!
    De coração, este é o objetivo do Blog.

    Então, é impressionante como não temos idéia dos ingredientes presentes em alguns alimentos que comemos diariamente, não é mesmo?!?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Marcela! Já falei que adoro seu blog né! Com certeza esse post vai ajudar as pessoas com as escolhas dos alimentos!! Só uma coisa... até onde eu sei, o peito de peru, assim como outros embutidos, tem muito sódio, não?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!!! Obrigada!

      Sim sim, com certeza o peito de peru tem bastante sódio, mas ele é uma opção bem mais saudável do que uma pizza de calabresa (A comparação que utilizei na tabela), mas se for para optar entre um peito de peru, ou um queijo branco, opte pelo queijo branco, com certeza!! bjos

      Excluir
  4. amei as dicas entre outras coisas q aprendi mi ajudou muito no meu trabalho de escola
    MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Obrigada a você pelo comentário super do bom!
      bjos

      Excluir
  5. não sei se pode me ajudar, no caso de whey protein tem várias marcas que contem sódio em mg, como posso fazer o calculo no caso da proporção de sódio o qual devemos tomar.

    ResponderExcluir
  6. Por favor me diga qual é a diferença do sódio para o sal e qual é, a necessidade de cada um pois tinha a idéia que seria a mesma coisa.obrigado pela sua atençao manoel-cipriano

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...