quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alimentos, hormônios e a Tiróide.

Você sabia que existe uma relação direta entre alimentação e o equilíbrio da tiróide? Pois é, mais uma vez os alimentos vêm mostrando sua importância. Existem diferentes substância presentes nos alimentos, que aceleram o funcionamento da Tireóide, podendo levar ao Hipertireoidismo e outras que podem originar o Hipotireoidismo, por desacelerar as atividades da Tireóide.

Vamos entender um pouco melhor, vendo quais são estes nutrientes e como eles atuam:

IODO:
O iodo é um mineral traço não metálico essencial para animais e humanos. Ele está relativamente abundante no mar, porém escasso no ambiente terrestre. Desta forma, sua principal fonte são os alimentos de origem Marinha, como peixes, frutos do mar e algas.
A deficiência no consumo do Iodo, pode ocasionar algumas doenças, tais como: Bócio, Hipotireoidismo, retardo mental, dano no sistema reprodutor e diminuição na sobrevida em crianças. Por essas razões foi estabelecida sua suplementação no Sal. Um alimento amplamente consumido por toda a população.
            Durante anos esta adição do Iodo ao sal foi considerada uma ótima solução, porém nos últimos anos problemas decorrentes ao excesso do consumo de Iodo têm sido relatados por diferentes populações. O principal problema encontrado foi o desenvolvimento da Tireoidite de Hashimoto (aumento de anticorpos Tireoidianos na circulação associado a um quadro de Hipotireoidismo) em pessoas com sensibilidade a esta doença.
            Portanto fique atento ao consumo de sal. Saiba que um pouco de sal diariamente (5g = 5 saches)  é importante para o funcionamento do corpo, mas não exagere neste consumo, além de poder gerar problemas para sua Tiróide, pode piorar sua pressão.

SELÊNIO:
            O selênio é uma mineral traço essencial, que dentre inúmeras funções é imprescindível para a regulação do funcionamento da tiróide.
            Para algumas pessoas, com predisposição genética a disfunção da Tireoide, a baixa ingestão e deficiência de selênio pode ocasionar a inflamação da glândula, conhecida como Tireoidite de Hashimoto (doença auto-imune). Da mesma forma que a Tireoidite pode favorecer a atrofia da Tireoide e levar ao surgimento do Hipotireoidismo. Portanto a baixa ingestão de selênio é um fator de risco para o Hipotireoidismo.
             Estudos recentes têm demonstrado que a suplementação de selênio pode reduzir a atividade inflamatória contra a tireóide. É importante destacar que o selênio não cura a Tireóide de Hashimoto, mas ajuda a controlar e reduzir seus sintomas. A maioria dos estudos utilizou 200mcg de suplementação de Selênio.
            Com as informações acima, comece a fazer mudanças no seu dia-a-dia. Para deixar sua TIRÓIDE funcionando direitinho, comece a consumir alimentos fonte de Selênio. Veja alguns exemplos:


  • Castanhas,
  • Amêndoa,
  • Nós,
  • Atum,
  • Frutos do mar e
  • Cereais integrais.

FERRO:
A deficiência de Ferro tem demonstrado ser um fator de grande influência para o Hipotireoidismo. Por reduzir os valores plasmáticos de T3 e T4 e aumentar o TSH (quadro do Hipotireoidismo).
Fique atento a ingestão de carne. Apesar de ser um alimento de difícil digestão, e algumas vezes ter grande quantidade de gordura, sua ingestão é importante para prevenir um quadro de anemia. Tente comer carne vermelha, pelo menos 1 vez na semana. Opte pelos cortes com menos gordura. Além disso, lembre-se de comer feijão diariamente, um alimento rico em vitaminas e minerais, incluindo o Ferro.

VITAMINA A:
            A deficiência de Vitamina A está associada a piora do Bócio.
            Desta forma, lembre-se sempre de comer alimentos alaranjados no seu dia-a-dia, como: cenoura, abóbora, pimentão amarelo. Tente ingerir estes alimentos até 4 vezes na semana.

CALCIO:
            Cuidado com o excesso de Cálcio, sua ingestão excessiva está relacionada a piora do Quadro de Bócio. Fique atento, nunca faça uso da suplementação do Cálcio isolada.

FLÚOR:
            Inibe o transporte de Iodo para a Tiróide. Podendo aumentar e/ou gerar sintomas de Hipotiroidismo. Cuidado com o uso excessivo de produtos contendo este nutriente.


Para finalizar, fique atento a alguns alimentos que podem piorar o quadro de HIPOTIREOIDISMO.

            Alguns alimentos contém glicosídeos cianogênicos, essa substância pode ter ação antitiroidiana. Esses alimentos são:
  • Couve-flor,
  • Brócolis,
  • Repolho,
  • Couve-de-bruchelas,
  • Semente de mostarda,
  • Nabo,
  • Rabanete,
  • Mandioca

Conclusão: Se você tem Hipotireoidismo, tente evitar o consumo destes alimentos.

A ingestão da soja, quando associada a baixa ingestão de Iodo, parece aumentar mais os sintomas do Hipotireoidismo. Portanto, se em algum exame for constatado a baixa concentração de Iodo, controle a ingestão da Soja.
E finalmente o Chá Verde também tem surgido como fator de influencia ao Hipotireoidismo.


Depois de tanta informação, o que é importante você registrar?
Primeiramente, saiba fazer uma alimentação equilibrada, use as dicas acima para fazer escolhas mais saudáveis e adequar as quantidades ingeridas. Agora, se você tem alguma disfunção na Tireóide, ajude seu corpo a trabalhar melhor, comendo alguns alimentos e evitando a ingestão de outros.

                 Conheça os sintomas do Hipertireoidismo e do Hipotireoidismo: 



Fique atento, se você perceber que apresenta algum sintoma de Hiper ou Hipotireoidismo, procure um médico ou nutricionista. Não seja autodidata. Pense na sua saúde.

5 comentários:

  1. E quanto a tiroidite de hashimoto. A alimentação deve aumentar o consumo de iodo? E o suco verde? Estou perdida quanto ao assunto, pois se fala muito do hipo e de hiper, mas o hashimoto tem origem diferente. Como devo me alimentar no caso do tiroidite de hashimoto?

    ResponderExcluir
  2. No caso da tireoidite de Hashimoto, o chá verde teria alguma influência? Eu tenho tireoidite e consumia bastante couve-flor e brócolis...bom saber que devo evitar. Desde que comecei a mudar minha alimentação eu venho sentindo uma grande melhora. Excelente matéria! Muito importante! Sempre pesquisei muito sobre o assunto e muitas coisas sobre esses alimentos eu não sabia!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcela, adorei encontrar seu blog, trabalhei, pesquisei, atuei por mais de 20 anos com a Culinária Holística, vibro quando encontro jovens como você, também atuantes na pesquisa e com a generosidade em compartilhar seus conhecimentos.
    Grande abraço e sucesso Dina Bastos - (após os 60, hoje com 66 anos me encantei também com o mundo da cerâmica e dos pinceis)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho Hashimoto e depois que cortei o glúten, lactose, ovos os sintomas que eu sentia sumiram, isso faz três semanas, quando completar um mês vou fazer novos exames pra saber como está.

    ResponderExcluir
  5. Que pena não atende aqui no RJ

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...