quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Corantes alimentares. Saiba tudo sobre eles.

Os corantes são substâncias que transmitem aos alimentos novas cores ou exaltam as que eles já possuem, com a finalidade de melhorar o seu aspecto.

A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradável, portanto, aos olhos do consumidor. Eles são extremamente comuns, já que a cor e a aparência têm um papel importantíssimo na aceitação dos produtos. Um alimento fica muito mais apetitoso quando acrescido de uma cor especial. Um bom exemplo disso é a gelatina. Você já imaginou uma gelatina sem cor? Nada especial, não é mesmo?!

Mas fique sabendo que existem corantes, que ao contrário do que aparentam, não fazem nada bem para o nosso corpo. Aumentam sintomas, de alergia, disbiose, pioram o funcionamento intestinal, e desequilibram o organismo.

Os corantes podem ser divididos em Artificiais e Naturais. Você já imaginou qual destes pode causar problemas para o nosso corpo? Os ARTIFICIAIS,é claro. Portanto, conheça alguns corantes, que foram proibidos, a seguir:

Foram proibidos, por exemplo, o amarelo sólido, até então muito empregado em gelatinas; o laranja GGN, usado em pós para sorvetes; o vermelho sólido, para recheios e revestimentos de biscoitos; o azul de alizarina, corante em óleos emulsionados e gelatinas; e o escarlate GN, com uso em recheios de confeitarias.

Existem alguns destes corante artificiais, que ainda são permitidos, porém o fato deles serem permitidos, não anula seus efeitos adversos, que embora não sejam divulgados na embalagem estão disponíveis em artigos científicos.

Por exemplo:

A eritrosina, corante sintético vermelho, consta como causadora de hipertireoidismo quando consumida em excesso,

O vermelho Ponceau pode causar anemia e uma doença renal (glomerulonefrite) e

O amarelo tartrazina recentemente foi associado como causa de insônia em crianças.

Agora vamos falar de coisa boa, certo?

Muitos dos aditivos naturais possuem também características funcionais e não só estéticas. Os carotenos naturais, como os extraídos de cenouras e palma, são agentes antioxidantes, assim como as antocianinas. A luteína evita a chamada mácula da retina dos olhos e o licopeno é um ótimo preventivo contra o câncer de próstata. E o próprio nacional urucum, segundo pesquisa da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, tem demonstrado eficácia no combate a diabetes e ao colesterol alto.

Por isso, a partir de hoje, sempre que for consumir algum alimento industrializado, analise o rótulo! Veja quais corantes estão presentes nele. Saiba fazer as escolhas certas!!

Priorize você! Priorize sua saúde!

BIBLIOGRAFIA

SIMÃO, Antonia Mattos. Aditivos para alimentos sob aspecto toxicológico.são Paulo: Nobel, 1985.

Corantes: tendência acentuada a favor dos naturais. Revista Aditivos Ingredientes. Novembro/dezembro, 2000 – n.11. Editora Insumos. São Paulo, SP.

Corantes naturais: várias tonalidades, várias aplicações. Equipe técnica Chr. Hansen. Revista Engenharia de Alimentos. Julho, 1997 – n. 14. Editora RPA. São
Corantes artificiais em alimentos não industrializados. TOLEDO, M. Cecília & BENTO, Fernando M. – Faculdade de Engenharia de Alimentos, UNICAMP, Campinas, SP. Revista Higiene Alimentar – volume 8, n. 33, setembro 1994.

SALINAS, Rolando D. . Alimentos e Nutrição – introdução à bromatologia. Artmed Editora, 2002. Porto Alegre, RS

http://www.anvisa.gov.br/
http://www.cozinhanet.com.net/

3 comentários:

  1. Nossa.
    Sempre imaginei o perigo desses corantes e aromatizantes artificiais, mas nunca pensei que fosse tão grave assim.

    Realmente: só o que é orgânico faz bem.

    ;) posts maravilhosos Ma!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Marcela. Fora corantes !!!
    Laura Prospero

    ResponderExcluir
  3. adorei amiga marcela , adeus corantes , to melhor agora tudo mudou em minha vida , obrigado novamente , beijos

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...