terça-feira, 19 de julho de 2016

Conheça os maiores aliados e piores inimigos do metabolismo

Existem diversas maneiras de acelerar o metabolismo, porém, alguns hábitos podem deixá-lo devagar, devagarinho, minando todos seus esforços. Conheça-os a seguir


Enquanto alguns hábitos e alimentos aceleram o metabolismo, outras atitudes podem minar completamente seus esforços, deixando o metabolismo lento. Assim, queimar gordurinhas acaba se tornando uma tarefa muito mais difícil. Veja-os a seguir.

Proteínas poderosas (nível: 5)
Sim, parece bom demais pra ser verdade, mas, acredite: só o fato de comer proteína já fará você gastar energia. O consumo do alimento pode gerar um gasto 30% maior de calorias pelo organismo, contra apenas 15% dos carboidratos. A proteína retarda a digestão e, quanto mais difícil for, mais acelerado ficará o metabolismo.

Café (nível: 4)
Ele não só dará aquele gás no trabalho, como também ajudará seu metabolismo a se manter a todo vapor mesmo três horas após o consumo. A bebida contém cafeína, que ajuda a queimar as gordurinhas, e endorfina, responsável por promover o bem-estar e dar a disposição necessária para o treino. O ideal é beber de 3 a 4 xícaras por dia. Mais do que isso poderá ter dores de cabeça e dificuldade para dormir.

Chá­-verde (nível: 3)
Sua força está nas catequinas, fitonutrientes da família dos polifenóis que auxiliam na redução da circunferência abdominal. Elas estimulam o sistema nervoso a liberar moléculas de gordura na corrente sanguínea, fazendo que o organismo as utilize como combustível em vez de armazená-las na forma de quilos extras.

Gengibre (nível: 2)
Além de cair super bem em diversas receitas, esta raiz dá uma mãozinha para turbinar o metabolismo. Ele contém substâncias termogênicas, como o canfeno e o zingibereno, que potencializam a queima de gordura e incineram as calorias.

Pimenta (nível: 1)
Assim como o gengibre, a pimenta é um excelente termogênico. O alimento possui capsaicina, que ajuda na digestão e previne a formação de pneuzinhos. É menos potente do que os citados acima, mas ainda é um bom aliado na perda de peso.

Privação de sono (nível: 0)
Esse ato leva a uma produção excessiva do hormônio cortisol, o que estimulará o apetite e provocará o armazenamento de gordura. Além disso, diversos estudos indicam que dormir mal resulta em um gasto menor de calorias ao longo do dia seguinte. Portanto, garanta uma boa noite de sono – pelo menos seis horas diárias, ok?

Sedentarismo (nível: -1)
A gente sabe que ficar jogada no sofá o dia todo é uma tentação e tanto, mas não se esqueça: corpo parado = metabolismo parado. Portanto, pratique atividades físicas regularmente e faça pequenas trocas no dia a dia – por exemplo, substituir o elevador pela escada – para garantir que ele funcione direitinho.

Dieta restritiva (nível: -2)
Adotar uma dieta restritiva é a pior coisa que você pode fazer pelo seu metabolismo. Permanecer longos períodos em jejum leva o corpo a trabalhar em marcha lenta, diminuindo o ritmo com o objetivo de economizar energia. O organismo aciona um mecanismo de sobrevivência e passa a entender que precisa formar uma reserva energética, o que acaba fazendo a pessoa engordar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...