terça-feira, 14 de junho de 2016

Grão de Bico, Benefícios + Receita

Um alimento que gosto muito pela qualidade nutricional e pela possibilidade de utilizar em receitas é o GRÃO de BICO. Ele pode ser usado em massas de tortas, e bolos, pode ser consumido na forma de Homus (pasta original da culinária árabe), e por ser consumido como o próprio grão , acompanhando o arroz ou em sopas.

Benefícios:
Intestino em dia:
Super rico em fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal.Diabetes O grão-de-bico também diminui a absorção de açúcar e de gordura no sangue, sendo ideal para ser consumido pelos que precisam controlar a glicemia, como os portadores de diabetesColesterol controladoPor conter fibras, também ajuda a controlar o colesterol ou mesmo triglicérides elevado.Bem Estar e PrazerA leguminosa também atua na sensação de bem-estar já que possui triptofano, ideal para aqueles dias que estamos meio “pra baixo”.SaciedadePela quantidade de fibra que possui quem come o grão acaba ficando saciado por um bom tempo, sendo ótimo para quem busca o emagrecimento, explica a nutricionista.
Indicação de consumo:
O consumo ideal é de três a quatro colheres de sopa.
Agora, que tal uma receita?


Empadão de Grão de bico:

Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
Massa:
- 3 xícaras (chá) de grão-de-bico
- 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
- 3 dentes de alho
- 1 colher (café) de sal marinho
Recheio:
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de frango desfiado
- 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
- 3 dentes de alho
- 1 cebola inteira picada
- 1 copo (200 ml) de molho de tomate
- 4 xícaras (chá) de palmito pupunha picado
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
- 1/4 de xícara (chá) de manjericão picado
- Sal a gosto
Modo de preparo:

Coloque o grão-de-bico de molho por 2 horas. Em seguida, cozinhe-o por 45 minutos. Escorra a água e bata o grão-de-bico em liquidificador com o azeite, os dentes de alho e o sal até obter uma massa homogênea. Forre uma fôrma refratária média (cerca de 33 x 22 cm) com metade da massa e reserve a outra metade. Prepare o recheio refogando o frango desfiado com o azeite, o alho e a cebola. Adicione o molho de tomate, o palmito picado, o cheiro-verde e o manjericão. Acerte o sal e cozinhe até ficar macio. Recheie a massa e cubra com o restante dela, pincele com azeite e leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até dourar.

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...