quinta-feira, 5 de maio de 2016

Granola: Alimento Bom ou Ruim?

A Granola pode ser um alimento aliado a boa alimentação, mas se consumida de forma inadequada, pode se tornar uma inimiga a sua alimentação.
Mas porque?

A granola é basicamente uma fonte de carboidrato. E Muitas vezes um dos primeiros ingrediente dela (que sempre é o que esta em maior quantidade) pode ser o açúcar.
Ao mesmo tempo ela pode ser um bom alimento quando tiver o açúcar mascavo ou mel como ingrediente ao invés do açúcar branco, e eles estiverem mais para o fim da lista de ingredientes. E melhor ainda se não tiver nenhuma fonte de açúcar entre os ingredientes. Ela ainda é uma boa fonte de fibras, que reduzem a absorção do açúcar e gorduras e ainda ajuda a regular o funcionamento do intestino.
Então, o que eu recomendo é no máximo 2 a 3 col (sopa) de granola por refeição. Mas isso varia muito de pessoa para pessoa, pelo metabolismo, quantidade de exercício, hábitos de vida. Por isso, uma dieta personalizada é fundamental!

Então as dicas são:
  • Prefira granolas com menos de 25g de carboidrato na porção de 40g
  • Prefira granolas que tenham açúcar mascavou ou mel, sempre para o final da lista de ingredientes, ou que não tenham nenhum tipo de açúcar
  • Fique atento, algumas granolas naõ colocam o açúcar mas colocam: Maltodextrina, que é um tipo de açúcar, então acabamos trocando 6 por meia duzia!
  • Prefira granolas que tem bastante fibra, o ideal é que tenha acima de 2g de fibra por poção
  • Prefira granolas que tenham frutas secas em sua composição
  • Como ela é uma fonte de carboidrato, opte pelo consumo dela associado a uma fonte de proteína, como um iogurte, ou a um mix de nuts. 
  • Evite consumi-la com fruta, pois desta forma você irá consumir grande quantidade de carboidrato de uma vez só!

 Essas foram as dicas. Agora você já sabe o que ficar atento quando for consumir uma granola. Sem radicalismo, consuma de forma consciente!

Bjo e ótimo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...