quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Equilíbrio do corpo: Forma como nos alimentamos.

A forma que comemos e como comemos! Quais atitudes e alimentos interferem em nosso organismo!


Adequar a alimentação e saber dos seus efeitos sobre o nosso corpo, é saber a maneira de se intervir nos casos do vazio ou plenitude dos órgãos e das vísceras. 
É fundamental repor os gastos energéticos e da matéria, proporcionar a vitalidade e a longevidade celular, evitar os processos degenerativos, o envelhecimento precoce e principalmente o aparecimento de doenças graves.

E como podemos nos cuidar?
Alimentar-se bem não significa, necessariamente, comer do melhor, do mais caro, do importado, mas sim alimentar-se com os produtos que contenham a energia necessária para o corpo em determinado momento, energia essa que pode estar na vagem do feijão verde, na casca de um fruto, etc.
De acordo com os dietistas chineses, a boa saúde depende da ingestão de grãos que nutrem o estômago. 

Comer e beber indiscriminadamente danificam o baço e o estômago e altera o metabolismo predispondo a pessoa á doença. 
Por exemplo: o consumo de alimentos gordurosos causa humidade-calor, lesão gástrica, azia e acúmulo de muco no peito, que por sua vez causa outras doenças tais como diverticulite.
Um excesso de alimento picante estimula o acúmulo de calor no trato gastrointestinal, causando perturbações estomacais e hemorróidas. 
O alimento excessivamente azedo danifica o órgão que lhe é correspondente mas também o baço,
O alimento excessivamente amargo, afeta o fígado, 
E os alimentos excessivamente salgados prejudicam o coração coração.
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode prejudicar a fluidez sanguínea.

Segundo a dietética chinesa, os alimentos também possuem diferentes ações de acordo com os seus sabores. 
Por exemplo: os alimentos de natureza fresca ou fria incluem peras, laranjas, melancia, melão amargo, berinjela, lentilhas verdes, coalho de feijão.
Os alimentos de natureza úmida são repolho, alho-porro, abóbora, gengibre fresco, vinagre e pimentão. Os alimentos suavemente mornos são a carne de frango e bovino, enquanto os alimentos quentes incluem vinho, carne de carneiro e de cão. Incluídos nos alimentos doces estão o milho, batatas-doces, ervilhas, jujuba, longana, trapa e feijão-verde.
 Os alimentos picantes são aipo, cebola e alho. As azeitonas são consideradas como azedas e as algas marinhas, salgadas. Sendo assim, para manter a saúde de uma pessoa, devem-se escolher os alimentos apropriados baseado na condição física individual.

Com estar informações faça suas escolhas de forma consciente. E nutra seu corpo!!!

Um comentário:

  1. Gostei demais, e ótimo aprender como lidar com o nosso corpo.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...