Descobri o seguinte: A diferença dos dois é a época de colheita.
O chá verde é obtido por meio do murchamento das folhas com vapor que, em seguida, são secas, fase na qual ocorre a inativação de uma série de enzimas, chamadas de polifenóis oxidases. As folhas permanecem verdes e não sofrem qualquer tipo de alteração na sua composição, e o chá resultante desse processo apresenta sabor amargo.
Na colheita no chá branco apenas os brotos mais jovens são colhidos e não há a sintese da clorofila das folhas (que origina a coloração verde). Este processo é manual e só acontece nos meses de abril a amio, por isso ele apresenta um custo mais elevado.
Benefícios:
Além disso, por serem mais jovens as folhas do chá branco podem apresentar maiores concentrações de substâncias bioativas. Que o torna mais benéfico para o organismo.
Emagrecimento:
Os dois chás têm mostrado propriedade positivas no emagrecimento, por acelerarem o metabolismo devido a presença da cafeína e da sua ação com os compostos bioativos dos chás.
Câncer e Doença Cardiovascular
O segredo dos chás verde e branco reside no fato deles serem ricos em polifenóis catequinas, particularmente a epigalocatequina galato (EGCG). A EGCG é um poderoso antioxidante que além de inibir o crescimento de células cancerígenas, é capaz de destruir células cancerosas e ainda reduzir a concentração de LDL o "mau colesterol"
Muito bom, não é mesmo?!
Consumo:
O que eu considero adequado é o consumo de 4 xícaras ao dia, sem adoçante nem açúcar. Sinta o gosto do chá, aprecie seus benefícios. Lembre-se de não consumi-lo próximo ás refeições por conter taninos pode reduzir a absorção de nutrientes.
Atenção:
Outra coisa, prefira sempre a infusão das folhas secas em água quente e compre em local confiável. Além disso, cuidado com os produtos em pó, olhem os rótulos. Muitos destes contém maltodextrina, uma forma de carboidrato, em sua composição, ao analisar o rótulo você pode encontra-la como primeira da lista de ingredientes. O que significa que a maltodextrina está em maior quantidade na composição, se sobressaindo até em relação as catequinas dos chás.
Portanto se jogue nos chás verde e branco NATURAIS! Torne o consumo de chá um hábito de seu dia-a-dia.
Beijinhos
Fonte:
Vida saudável
Fonte:
Vida saudável
O chá verde só não é recomendado para quem tem problemas gástricos, pois o tanino presente neste chá provoca irritação da mucosa do estômago. Para quem tem hipertensão o uso do chá verde é recomendado,pois possui efeito diurético ajudando inclusive a diminuir a pressão arterial devido à presença de substâncias amarelas (rivoflavinas) - tipo de glicosídeo que dá um efeito inotrópico no coração. Ou seja, o coração bate mais ‘forte’ usando menos oxigênio, com isso melhora o desempenho do sistema cardiovascular baixando a pressão, segundo o Dr. Jou Eel Jia.
ResponderExcluirO chá tomado em grandes quantidades pode irritar a mucosa gástrica, provocando dor de estômago em pessoas com pré-disposição.Por ser um estimulante natural ele também pode afetar o sistema nervoso central e produzir efeitos colaterais como insônia e irritabilidade.3 xícaras por dia é a quantidade erecomndada para maior segurança.
ResponderExcluirFalando em qualidade do chá, vale a pena conhecer o chá verde da Internutri. Qualidade, excelente preço, e as vendas são feitas pela internet, você pode comprar da sua casa, trabalho ou de onde preferir. Acess: http://www.emporiointernutri.com.br/produtos.php?_pagi_pg=3 , faça seu cadastro no site e selecione o código "CI 10003" para obter vários benefícios.
ResponderExcluir