segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O que é que o gergelim tem?


Ele dá um toque saboroso às receitas e ainda promove um monte de benefícios ao organismo. Descubra o que essa semente tem de tão especial


Discreta no tamanho porém marcante no sabor, a semente de gergelim já era utilizada há pelo menos 5 mil anos em terras chinesas. De acordo com o livro Dicionário Gastronômico: Ervas e Especiarias (Editora Boccato), de Nelusko Linguanotto Neto, escravos africanos levaram os grãos para a América e a Índia Ocidental na convicção de que trariam sorte.

Atualmente, o gergelim nasce em países como Índia, México, Paquistão, Sudão e Nigéria, e se apresenta nas variedades branca, castanha e preta. Se sua fama de talismã não se comprovou, pelo menos agora a ciência sabe que ele pode beneficiar – e muito! – o nosso organismo.

Ao lado do azeite de oliva, das nozes e do amendoim, fazem parte dos alimentos que são fonte de um tipo de gordura do bem: as monoinsaturadas. A grande vantagem desses lipídios é reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, o LDL.

Com alto teor de proteínas, gorduras e carboidratos, as sementes de gergelim também são ricas em minerais como o fósforo e o cálcio. Mas o melhor vem agora: segundo novas pesquisas incluí-las na dieta diariamente ajuda a emagrecer. Agora responda: dá para deixar esse alimento fora da dieta?

Como incluí-lo no cardápio
Ele aparece em receitas de massas de pão e biscoitos, salpicado em saladas ou servido com peixes e carnes. É a partir de uma pasta espessa de sementes de gergelim que se obtém o tahine, muito usado na culinária do Oriente Médio. Ela vai bem ao lado de aperitivos e sanduíches e pode ser usada para aromatizar pratos de vegetais ou frutas. 

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...