quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Obesidade, Estresse, queda da testosterona e da Libido!


Hoje em dia infelizmente a obesidade está representada po 51% da população brasileira, ou seja METADE dos brasileiros estão obesos. E não estamos falando de sobrepeso, e sim OBESIDADE. Este quadro é muito preocupante, afinal o excesso de gordura gera problemas sociais, psicológicos e fisiológicos.
Vamos falar um pouquinho da obesidade e das suas consequências para o corpo?
Hoje decidi me aprofundar um pouco mais no assunto obesidade e a sexualidade.

Quando há o excesso de peso, o corpo acaba produzindo em maior quantidade um hormônio chamado Leptina. A leptina é responsável por sinalizar ao cérebro a sensação de saciedade. Quando em excesso, ela reduz a sua ação. Ou seja reduz a saciedade.  Além disso, ela estimula os hormônios sexuais na glânduala da hipófise, o FSH e o LH, que por sua vez tem ação direta nos testículos e na produção dos espermatozoides e da testosterona.
Portanto quando há a obesidade, há uma desregularão na produção de leptina e consequentemente na produção dos espermatozoides e da testosterona e uma QUEDA NA LIBIDO!
Além da gordura, outro fator que interfere na libido é o estresse. O estresse diminui a produção de testosterona e consequentemente aumenta o Cortisol, que por sua vez eleva o risco a obesidade, ou seja, entramos em um ciclo:

Estresse à diminui testosterona à eleva cortisol à eleva obesidade àdiminui testosterona à diminui libido


Desta forma, é importante inicialmente reduzir a quantidade de gordura corporal para diminuir a produção de leptina e consequentemente melhorar os níveis de testosterona e o prazer sexual.  Além disso existem opções alimentares que melhoram a produção hormonal e a libido. Veja a seguir:

Além disso, se acalme! Diminua o estresse, lembre-se de respirar. Parece brincadeira, mas isso é importante para o seu dia, quando respiramos aumentos o fluxo de oxigênio para o nosso corpo e cérebro o que tende a nos acalmar.
E viva uma vida mais leve! Se permita, se jogue nas experiências da vida! Seja feliz!!

Beijinhos suuuper nutritivos!

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...